Retomada do Turismo no PR

 

google temporaria

 

A pandemia do COVID-19, desencadeou fortes perdas econômicas em todo o território brasileiro. O setor do turismo, infelizmente, foi um dos setores mais impactados economicamente, pela pandemia causada pela Covid-19, de forma global. No estado do Paraná, não foi diferente, eventos cancelados, feiras adiadas, atrativos turísticos fechados, hotéis, pousadas e restaurantes com limitação de atendimentos e adotando medidas restritivas. Evidenciando a atual situação da cadeia e as necessidades de suporte aos mesmos nesse momento a Paraná Turismo, iniciou o desenvolvimento do projeto de retomada do turismo para o período pós pandemia. Este projeto foi apresentado e incluído ao Plano de Retomada Econômica do estado do Paraná, e apresentado ao seu comitê, junto a Vice governadoria e Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes.

O projeto foi dividido em 3 etapas, a primeira com a definição dos manuais de conduta segura, os quais apoiarão de forma orientativa, os empresários para que se adequem ao processo de segurança sanitária. A segunda etapa refere-se ao APOIO AOS PRODUTOS E ROTEIROS PARANAENSES, essa ação vem com a intenção de apoiar o desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo no estado do Paraná, trabalhando com a divulgação e a comercialização de produtos e roteiros turísticos no âmbito regional, traçando um raio de 200km, a partir dos polos emissores de turistas no nosso estado. Os polos emissores levantados como prioritários no momento são:

  • Curitiba
  • Ponta Grossa
  • Londrina
  • Maringá
  • Umuarama
  • Campo Mourão
  • Toledo
  • Cascavel
  • Foz do Iguaçu
  • Pato Branco
  • Guarapuava
  • Francisco Beltrão

Para a formatação desse projeto, foram elencadas algumas etapas:

  • Levantamento de produtos e roteiros prontos para a comercialização;
  • Levantamento de produtos e roteiros em desenvolvimento;
  • Meios de divulgação;
  • Meios de comercialização.

A primeira etapa já foi realizada, o levantamento dos produtos e roteiros prontos para a comercialização e disponíveis nas 14 regiões turísticas do Paraná. Essa ação foi elaborada em parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGR`S), as quais atuam diretamente dentro do Programa de Regionalização do Turismo e com a Paraná Turismo. Foram elencados como prioridades as divulgações regionais, em tvs, rádios mídias sociais e blogs locais, para que possa ser difundido os produtos dentro do raio de 200km.

Para finalizar o projeto com o objetivo de atingir o público regional, e priorizar o programa de divulgação do Paraná para o paranaense, juntamente com a INVEST PARANÁ, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta que irá proporcionar o avanço expressivo do turismo paranaense.

Sabemos que a retomada, dar-se-á de forma gradual e em concordância com a segurança sanitária de cada região e município. O projeto tem a intenção de auxiliar o desenvolvimento dos empresários, municípios e regiões nesse período crítico que o setor do turismo vivencia.

Turismo do Paraná e a COVID-19

O Governo do Estado e o Governo Federal adotaram inúmeras medidas de prevenção e para reduzir os impactos econômicos por conta da pandemia do Coronavírus. Veja as de interesse do Setor do Turismo.

 

coronavirus

Informações do Governo do Paraná

Coronavirus

Levantamento de Medidas Estaduais e Federais

Ilustração

Pesquisas Turismo e a Covid-19

Normas ABNT

Normas ABNT

Ilustração

Acesso a Crédito

coronavirus

Coronavírus: Troque a preocupação pela prevenção!
 

Acesse o Portal

coronavirus

Levantamento de Medidas Estaduais e Federais

Para saber e entender um pouco mais sobre as medidas decretadas, no âmbito federal e estadual, compilamos as informações.
Você encontrará medidas econômicas e sociais, do Ministério da Economia e do Ministério do Turismo, assim como, medidas decretadas no estado do Paraná.
A planilha encontra-se em formato online e seguirá sendo atualizada até o fim desse período de incertezas.                                

Saiba mais

Pesquisacovid19

Pesquisas Turismo e a Covid-19

O CEPATUR – Conselho Paranaense de Turismo e a Paraná Turismo, desenvolveram esta série de pesquisas para buscar informações sobre o cenário do turismo estadual perante a pandemia da COVID-19, junto aos Prestadores de Serviços Turísticos, Municípios e Consumidores Potenciais para os destinos e produtos turísticos paranaenses.

Saiba mais

Normas Técnicas

Normas ABNT

O acesso as 16 normas técnicas está disponibilizado, no site do Sebrae, que auxiliam os empresários a reorganizar seus negócios e atender como trabalhar com a competitividade em um momento de crise mundial.

Saiba mais

Ilustração

Acesso a Crédito

Linhas de crédito com juros menores, carências de até um ano e desburocratização dos processos. A operacionalização envolve o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Fomento Paraná. As instituições formataram programas emergenciais para destinar recursos aos micro, pequenos e médios empreendedores, aos setores mais atingidos pela crise, e às empresas que já são clientes.

Saiba mais