Pintado na telha

Região: Cataratas do Iguaçu & Caminhos ao Lago de Itaipu

O uso do peixe com a farinha e a maneira de pescar ressalta a nossa origem indígena, assim como a carne cozida e salgada. A telha, utensílio de barro, é utilizada para o cozimento e faz parte da nossa história. De forma irregular e produzida pelos índios com argila da região, é própria para o cozimento. O prato é uma herança da culinária espanhola. O peixe escolhido tem carne nobre.

Vale ressaltar que o hábito de comer pescados vem crescendo no Paraná, resgatando nossas origens por meio de diversos pratos que enaltecem a nossa cultura, além de incentivar a piscicultura presente no Estado.

Pintado na Telha

Receita do Pintado na telha


Ingredientes
:
01 ½ kg peixe Pintado/Suruby
03 Pimentões verdes
06 Tomates vermelhos
100 g Azeitonas pretas
01 Maço de Salsinha Fresca
01 Maço de Cebolinha Verde
02 Colheres (sopa) Azeite de Dendê
02 Colheres (sopa) Leite de Coco
Pimenta vermelha, cabeças de alho, sal fino, orégano, alfavaca, hortelã, folhas de louro, limão, vinagre (de vinho branco) e azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Corte o peixe Pintado em postas (pedaços), tempere a gosto (alho, sal, pimenta, orégano, alfavaca, hortelã, louro, limão e regue bem com vinagre); deixe descansar por uma hora. Corte a cebolinha, salsinha, pimentão e o tomate (tirar as sementes), misture tudo. Unte a telha com azeite de oliva, forre a telha com uma camada de rodelas de tomate, coloque uma camada dos ingredientes já picados, em seguida coloque o peixe em postas, cubra com o restante dos ingredientes picados, coloque as azeitonas, regue com azeite de dendê e coloque o leite de coco. Leve ao forno ou churrasqueira. Tempo de cozimento 60 minutos. Quando pronto leve à mesa, fazendo acompanhar de arroz branco, pirão e farofa tropical. Deve ser servido quente e pode ser degustado com vinho branco.

Batizar a telha
Ao usar a telha de barro pela primeira vez, é necessário encharcá-la, deixando-a "impermeável": encher a telha com água e deixá-la curar por um dia. Tire a água e passe bastante óleo de cozinha nas partes internas da telha e leve ao forno quente (por cinco minutos), repasse o óleo e repita esta operação até a saturação da telha. Quando isto ocorrer, ela estará pronta para o cozimento.

Forma de Preparo
Burguês: Feito com o filé do pintado.

Popular: Feito com todas as partes do pintado, exceto a cabeça (que é usada para fazer o pirão)
Recomendar esta página via e-mail: