Porco no rolete

Região: Riquezas do Oeste

Não há como precisar a origem desse prato, uma vez que o costume de assar animais inteiros no espeto, é comum a diversos povos. Porém, a influência dos imigrantes alemães, com certeza contribuiu para definir alguns temperos usados no preparo. O porco de aproximadamente seis meses é assado inteiro num rolete que gira sempre na mesma direção e velocidade. Um dos segredos na hora de assar o animal consiste em furar o couro para que a gordura escorra durante o preparo. A preparação de vários tipos de carne na brasa é uma tradição no Paraná.

Porco no Rolete

Receita do Porco no rolete

Ingredientes:
1 porco de aproximadamente 30 kg
2 kg de farinha de mandioca
1 1/2 kg de sal
1 1/2 kg de carne moída
1 kg de tomates
1 kg de lingüiça calabresa
1 kg de cebola
1 kg de farinha de pão
300 g de bacon
12 ovos
2 copos de vinho branco seco
4 pimentões
4 latas pequenas de milho verde
3 latas pequenas de ervilhas
2 latas pequenas de massa de tomate
3 vidros médios de palmito
3 vidros médios de cogumelos
1 vidro médio de azeitonas
1 pacote de louro
1 noz-moscada
pimenta, alho, alecrim, alfazema, salsa, cebolinha verde a gosto

Modo de Preparo:

Tempero
Dissolver 1 kg de sal num copo de vinho, com um pouco de água (até obter um tipo de massa fina) que deve ser passada nas partes internas e externas do porco. Num recipiente, dissolver 1/2 kg de sal, 1 copo de vinho, juntar a pimenta, o alho, o louro, a alfazema, o alecrim. Misturar tudo com água suficiente (4 litros) para cobrir o porco deixando o submerso nestes temperos, por aproximadamente 10 horas. Injetar o mesmo tempero por toda a peça, com uma seringa bem grossa.

Recheio
Fritar em fogo brando o bacon, a lingüiça calabresa, a cebolinha verde, a salsa, o louro, a alfazema, o alecrim. Juntar posteriormente a carne moída, o tomate, o pimentão, a massa de tomate, a pomarola, a cebola, a noz-moscada, triturando mais um pouco. Tirar do fogo e ao esfriar, acrescentar a azeitona, o milho verde, a ervilha, o palmito e os cogumelos, juntando ainda a farinha de mandioca e a farinha de pão para o recheio ficar bem consistente, acrescentando por fim, os ovos bem cozidos e picados, além de sal a gosto.

Modo de Assar
Tirar o excesso de sal, enfiando o porco nos espetos apropriados. Em seguida enchê-lo com o recheio costurando-o com um barbante resistente. Assar em braseiro médio, durante um período entre 6 à 8 horas, dependendo do tamanho do porco, sempre girando na mesma direção e velocidade. Espetar o assado com um objeto pontiagudo, para sair a gordura e não romper o couro, que deve ser limpo constantemente, para retirar o excesso de banha, evitando assim, que pegue fogo.
Recomendar esta página via e-mail: