Turismo Cultural na Região Rotas do Pinhão

TurismoCulturalPR

A grande diversidade étnica do Paraná deu origem a uma variedade de atrativos culturais. Basta seguir seus sentidos e descobrir os encantos paranaenses. Tudo no Paraná transmite a riqueza e os costumes de seu povo!


Artesanato e Mercados Tradicionais: muito mais do que uma simples lembrança, você pode levar um pedacinho do Paraná na sua bagagem. Em Curitiba, o visitante pode conhecer o Mercado Municipal, recém-revitalizado, bem como as feiras de artesanato que ocorrem periodicamente. A mais conhecida é a Feira do Largo da Ordem, que ocorre aos domingos das 9h às 14h, no Centro Histórico de Curitiba. No mesmo local, existem outras lojas de artesanato, funcionando em dias de semana, como a loja do projeto Arte Nossa Artesanato Paranaense. Na região metropolitana, destacam-se as estatuetas e os vasos decorativos do Atelier Fedalto & Otero, em Campo Largo, e o belo artesanato em palha de milho do município de Rio Negro.


Sítios e Edificações Históricas: na Rotas do Pinhão, é possível interpretar o patrimônio histórico das cidades e reviver o passado paranaense, passando por antigos caminhos coloniais. Em Curitiba, não passam desapercebidos a imponência da Universidade Federal do Paraná, o setor histórico conhecido como Largo da Ordem, a antiga pedreira que se converteu em Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski, antigo palco de shows, e os teatros Paiol e Guaíra. Vale descobrir os encantos do Seminário Seráfico de Rio Negro, exemplar da arquitetura típica da região, bem como os dos centros históricos de Piraquara e da Lapa. Por sinal, a Lapa conta, também, com a Casa Vermelha, onde funciona o Museu Tropeiro, e com o “Panteon dos Heroes”, grande monumento cívico do Paraná, em lembrança aos heróis que lutaram para defender o Brasil durante a Revolução Federalista.


Eventos e Manifestações Culturais: em Curitiba, ocorre anualmente o Festival de Teatro de Curitiba, sempre com peças de renome, cursos voltados à arte e eventos paralelos, para apresentar os talentos do teatro curitibano. No início do ano, sempre ocorre a Oficina de Música, que recebe musicistas de várias partes do país e do exterior. Durante o Natal, a capital se torna palco de apresentações comemorativas, com ruas e edificações decoradas. Durante o ano todo, ocorrem apresentações de música e danças folclóricas como a praticada pelo Grupo Folclórico Italiano Cuore d'Italia, de São José dos Pinhais, e dos grupos da Associação dos Grupos Folclóricos de Curitiba.


Circuitos e Roteiros Turísticos: a diversidade étnica do Paraná está reunida em circuitos e roteiros de destinos que são retratos da influência europeia e do ciclo do tropeirismo. Na Rotas do Pinhão, destacam-se a Rota dos Tropeiros, o Circuito Italiano, em Colombo, o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais e os Caminhos do Guajuvira, em Araucária.


Espaços culturais: na Rotas do Pinhão, você pode conhecer exemplares do patrimônio cultural do povo paranaense preservado e exposto em ambientes prontos para lhe receber. Em Curitiba, além dos museus como o Museu Oscar Niemeyer e o Museu Paranaense, existem os famosos memoriais, que homenageiam as etnias colonizadoras do Paraná, como o Memorial Ucraniano no Parque Tingui, o Bosque Alemão e a Praça do Japão. Em Campo Largo, também vale a pena conhecer o Parque Histórico do Mate.

Recomendar esta página via e-mail: