Turismo Rural nas Rotas do Pinhão

TurRuralPR

Dos circuitos de turismo rural a hotéis fazenda, no Paraná, a ruralidade toma conta do dia a dia. Em todo o estado, existem opções para quem procura a vivência do turismo comprometido com o meio rural e com a produção agropecuária, que resgata e promove a valorização do patrimônio cultural e natural das localidades paranaenses. Para você que deseja ter contato com a cultura do homem do campo, confira as opções que as Rotas do Pinhão oferecem:


Caminhos do Guajuvira, Araucária: localizado na comunidade do Guajuvira, reconhecida por sua importância histórica e pela influência dos poloneses, além de belas paisagens e de atrativos culturais. Ao longo dos 36km do circuito, os visitantes encontram opções de hospedagem em fazendas; de lazer, que vão do tradicional pesque e pague, ao colhe e pague de frutas como pêssegos e ameixas; de gastronomia, com o rico café colonial polonês e, ainda, podem levar para casa licores, compotas, geleias, cervejas caseiras e hortaliças orgânicas. O circuito oferece aos sábados visitas guiadas que incluem transporte e parada em outros atrativos.

Caminho do Vinho, São José dos Pinhais: fruto da influência dos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na região da Colônia Mergulhão, o Caminho do Vinho tem como principais atrativos as vinícolas e cantinas, onde visitantes podem saborear e comprar vinhos, sucos, licores e outros produtos coloniais. Outro destaque é a visita guiada através da Linha Turismo - Caminho do Vinho, que passa pelos pontos turísticos do circuito, entre eles os empreendimentos de lazer, as edificações típicas da colonização italiana, os restaurantes e os cafés coloniais. No Caminho do Vinho, pode-se ainda dormir em pousada e assistir a uma belíssima apresentação do grupo folclórico italiano da Colônia.


Circuito Italiano, Colombo: primeiro roteiro de turismo rural da Região Metropolitana de Curitiba, o Circuito Italiano oferece um agradável passeio pelas tradicionais vinícolas e cantinas. O ambiente é marcado pela herança dos imigrantes italianos, seja no modo de falar ou na receptividade durante a hospedagem e na farta gastronomia típica dos restaurantes.

Outro ponto forte do circuito são os produtos associados, com destaque para a produção e venda dos alimentos orgânicos, doces, licores, hortaliças, embutidos e defumados.


Caminhadas na Natureza: este programa realizado pela SEAB-PR, em parceria com a Anda Brasil, permite que pessoas de todas as idades andem, de acordo com o próprio ritmo, em grupo ou individualmente, descobrindo o espaço rural dos municípios. A intenção principal não é competir, mas contemplar os locais visitados e se integrar com as comunidades locais. Para consultar o calendário das Caminhadas na Natureza no Paraná, acesse: www.andabrasil.com.br e www.seab.pr.gov.br.


Hospedagem:
na área rural, além de poder conhecer os meios de hospedagem que fazem parte dos circuitos citados, existem muitas outras opções a serem descobertas, como o Hotel La Dolce Vita, o Hotel Estância Betânia, o Hotel Fazenda Pousada Cainã e o Parque São Luiz Purunã.
Clique e descubra outras opções de hospedagem no meio rural



Voltar para a Região Rotas do Pinhão
Recomendar esta página via e-mail: