Turismo Cultural nas Terras dos Pinheirais

ty

A grande diversidade étnica do Paraná deu origem a uma variedade de atrativos culturais. Basta seguir seus sentidos e descobrir os encantos paranaenses. Tudo no Paraná transmite a riqueza e os costumes de seu povo!


As manifestações culturais, da mesma forma, são marcantes na Terra dos Pinheirais. Estão palpáveis em museus, monumentos civis e religiosos, na dança, música e gastronomia.


Eventos e Manifestações Culturais: a Terra dos Pinheirais é destaque para quem deseja se emocionar e testar seus talentos na música, na dança e na interpretação. Como na região a imigração ucraniana se fez muito presente, seguida da polonesa, as principais atrações são os grupos folclóricos ucraniano Kalena de União da Vitória, polonês Lublin de Irati e o ucraniano Vesselka, de Prudentópolis. Eles se exibem em apresentações agendadas e festas populares.

Circuitos e Roteiros Turísticos: na Terra dos Pinheirais, você poderá se encantar com o Roteiro Histórico-Cultural de União da Vitória, compartilhado com a cidade vizinha Porto União, SC. Já Prudentópolis faz parte da Rota Eslavo-Germânica com outros municípios, como Guarapuava (Região Estradas & Caminhos) e Palmeira, onde está a Colônia Witmarsum (Região Campos Gerais).


Espaços Culturais: os principais destaques do patrimônio cultural da Terra dos Pinheirais são a Estação Ferroviária de União da Vitória, onde é possível conhecer uma Maria Fumaça, locomotiva símbolo da era ferroviária, e o Monumento Vapor Pery, em São Mateus do Sul, um ícone dos tempos em que a navegação pelo Rio Iguaçu assegurava a circulação de riquezas, especialmente com o transporte da erva-mate.


Saiba mais: www.terradospinheirais.tur.br



Voltar para a Terra dos Pinheirais
Recomendar esta página via e-mail: