Turismo Religioso nas Terras dos Pinheirais

trt

Pela grande diversidade cultural do Paraná, no estado existem algumas matrizes de tradições religiosas. Duas se destacam na Região Terra dos Pinheirais: a Matriz Oriental, pela presença do cristianismo ortodoxo, e a Matriz Ocidental com o catolicismo.


Na Terra dos Pinheirais, é possível conhecer a Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Antônio Olinto, e a Igreja São Josafat, em Prudentópolis, de arquitetura bizantina, patrimônio tombado pelo Estado do Paraná, com celebração litúrgica no Rito Oriental Ucraíno Católico. Prudentópolis possui mais de 50 Igrejas Ucranianas, construções de estilo Bizantino, onde as celebrações ainda são na língua ucraniana. Além destas no Município se destaca ainda o Santuário Nossa Senhora das Graças e a Igreja Matriz São João Batista, ambas do Rito Latino.

 

Catolicismo: a religião fundamentada nos ensinamentos de Jesus de Nazaré se manifesta na Imagem de Nossa Senhora das Graças, em Irati, bem como no Morro do Cristo, em União da Vitória, que conta com uma escadaria de 219 degraus que leva à imagem do Sagrado Coração de Jesus. Em Mallet, estão a Igreja de São Miguel Arcanjo, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Saiba mais: www.terradospinheirais.tur.br

Voltar para a Terra dos Pinheirais


Recomendar esta página via e-mail: