Turismo Religioso na Região Norte do Paraná

Pela1 grande diversidade cultural do Paraná, no estado existem algumas matrizes de tradições religiosas, sendo que duas se destacam na região das Cataratas: a Matriz Oriental por conseqüência da presença do budismo e do islamismo, e a Matriz Ocidental com o catolicismo.

Budismo: a religião budista tem aproximadamente 2.500 anos e busca condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. Na região se encontra o Templo Budista Shoshinji, em Assai, e o Templo Budista Honganji, em Londrina, que se destacam por suas arquiteturas em estilo japonês.

Islamismo: o islã é um movimento religioso monoteísta fundado pelo profeta Maomé, utilizando o Alcorão como livro sagrado, sendo este escrito por Deus e revelado ao profeta. Na região, mais precisamente em Londrina, está a Mesquita Muçulmana Rei Faiçal, uma das primeiras mesquitas construídas na América Latina.

Catolicismo: a religião fundamentada nos ensinamentos de Jesus de Nazaré se manifesta nos patrimônios de londrina,Cornélio Procópio, Jacarezinho, Apucarana, Lunardelli, Siqueira Campos e Tomazina, a saber:
Londrina: Santuário de Schoensatt; Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus;
Cornélio Procópio: Santuário de Schoensatt; Catedral Diocesana Cristo Rei;
Jacarezinho: Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião; Santuário de Schoensatt;
Apucarana: Parque Ecológico Santo Expedito; Catedral Diocesana Nossa Senhora de Lourdes;
Lunardelli: Santuário de Santa Rita de Cássia;
Siqueira Campos: Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde;
Tomazina: Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio Mártir.


Saiba mais: www.adetunorp.com.br

Voltar para a Região Norte do Paraná
Recomendar esta página via e-mail: