Infraestrutura de Transporte

Rodovias e Ferrovias

Rodovia

Uma bem estruturada rede de estradas garante a interligação entre os principais municípios do Estado ao Porto de Paranaguá e a outros polos econômicos do Brasil e dos países vizinhos. O Paraná possui a maior rede rodoviária pavimentada do Sul do País, destacando-se a BR277, que corta o Estado de leste a oeste, a BR376, que liga o extremo noroeste do Estado a Santa Catarina, e a BR116, que faz a ligação do Paraná com São Paulo e o sul do Brasil, totalizando aproximadamente 13.750 km de rodovias pavimentadas. Dispõe, também, de uma malha ferroviária que liga as regiões produtoras do norte e do oeste do Estado ao Porto de Paranaguá, com 2.288 km de extensão.


Portos

Porto

Na Baía de Paranaguá, localizam-se os dois portos marítimos do Estado: o de Paranaguá e o de Antonina. O Porto de Paranaguá fica a 91 km de Curitiba, sendo o maior porto do sul do País. Vem recebendo cada vez mais cruzeiros marítimos, com turistas que apreciam a região do Litoral do Paraná. Além disso, movimenta cargas de vários estados do Brasil e de países como a Argentina, a Bolívia e o Paraguai. Em 2009, a movimentação de mercadorias totalizou 31 milhões de toneladas, incluindo exportações e importações, com destaque para os fertilizantes, os farelos, o açúcar e a soja. No mesmo ano, o valor das mercadorias exportadas atingiu US$ 12 bilhões. Além disso, o Porto de Paranaguá movimentou 139.517 mil veículos e 627.879 mil contêineres.
Existem, ainda, estações aduaneiras localizadas no interior do Estado, onde são executados despachos e recolhimento de tributos para a exportação e importação de mercadorias.


Distância do porto aos principais polos (em km):

  • São José dos Pinhais - 85

  • Curitiba - 86

  • Araucária - 108

  • Ponta Grossa - 198

  • Guarapuava - 322

  • Londrina - 460

  • Maringá - 504

  • Cascavel - 558

  • Foz do Iguaçu - 716 

Aeroportos

Aeroporto

O Paraná dispõe de seis aeroportos operando com linha aérea regular. Quatro deles operam com aviões de grande porte e cargas (em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, em Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá), e dois destinam-se a voos regionais (Cascavel e Guarapuava). Os aeroportos de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu são internacionais.
Há mais 17 aeroportos com infraestrutura pronta para operação da aviação aérea regular.



Mapa Infraestrutura Logística


Mapa

Energia e Telecomunicações


Usina de ItaipuO Paraná é um dos maiores geradores de energia elétrica do Brasil e consome aproximadamente 20% da energia produzida em seu território. Entre as várias usinas instaladas no Paraná, está a Itaipu Binacional, localizada no Rio Paraná, que é a maior usina hidrelétrica em operação do mundo.

Todos as regiões do Paraná são atendidas por redes de fibras ópticas e comunicação por satélite, que permitem a transmissão de dados, voz e imagem para todo o mundo.


Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES 

Recomendar esta página via e-mail: