Estatísticas do Turismo

O turismo é gerado pelo deslocamento voluntário e temporário de pessoas para fora dos limites da área ou região que tem residência fixa, por qualquer motivo, excetuando-se o de exercer alguma atividade remunerada no local que visita. É também uma atividade econômica que representa o conjunto de transações de compra e venda de serviços turísticos efetuadas entres os agentes econômicos do turismo (EMBRATUR, 1992).

O conhecimento de mercado e informações estatísticas de qualidade é de vital importância para o processo de planejamento das empresas e organizações. Através da compreensão dos padrões existentes e das possibilidades de demanda turística é possível planejar os serviços turísticos prestados, de forma que respondam as necessidades e sejam compensadores na experiência turística.

A Paraná Turismo disponibiliza as principais estatísticas referentes ao turismo no Paraná, subsidiando o setor público, o setor privado, terceiro setor e pesquisadores em geral que demandam dados desse gênero, permitindo um panorama geral do fluxo de turistas, corroborando para o planejamento e complementando outras pesquisas realizadas. Portanto, os dados apresentados direcionam a tendências do turismo e permitem a criação de estratégias para o aperfeiçoamento dos serviços.

A seguir, os estudos disponibilizados atualmente pela Paraná Turismo.

1 - Dados Gerais do Turismo no Paraná 2000-2007

2 - Dados Gerais do Turismo no Paraná 2006-2011

Contato: estatistica@turismo.pr.gov.br

Fone: 41 3313-3542



Recomendar esta página via e-mail: