Turismo Ferroviário no Paraná

Vale a pena andar de trem no Paraná! O primeiro trem de luxo brasileiro opera no estado, o Great Brazil Express. No mundo, existem apenas outros dez trens do gênero, em países como a França, Estados Unidos, entre outros. Além do trem de luxo, o Paraná conta com a centenária ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, com 110 quilômetros de extensão e que transpõe a Serra do Mar com uma paisagem exuberante e inesquecível da Mata Atlântica.

Este passeio é operado pela empresa Serra Verde Express, acesse o site para obter mais informações sobre horários de saídas e tarifas: www.serraverdeexpress.com.br.

Estrada de ferro Paranaguá-Curitiba
Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, Paraná
Foto de Carlos Renato Fernandes
 
Outra atração ferroviária do Paraná é o passeio de Maria Fumaça em União da Vitória. O passeio é realizado pela Associação Amigos do Trem com saídas da Estação Ferroviária União seguindo até a Estação de Engenheiro Melo em Porto União – SC. Neste trajeto de seis quilômetros a Maria Fumaça passa pela área central das cidades exatamente sobre a divisa dos Estados de Paraná e Santa Catarina e um túnel. Ainda na Estação União é possível conhecer a história da ferrovia através de uma exposição de fotos antigas. Os passeios são realizados sob agendamento.
Maria Fumaça de União da Vitória
Maria Fumaça de União da Vitória, Paraná
Uma das nove em operação no Brasil
Recomendar esta página via e-mail: