Institucional

06/12/2017

Natal é Turismo


 Em vários municípios do estado, o Natal simboliza a magia envolta em luzes, cores, atrações e eficiente produto turístico 

O Natal, uma das principais e mais importantes datas do calendário de eventos no Paraná e do Brasil, a cada ano conquista mais cidades paranaenses interessadas em projetos que representem movimento de turistas, aumento de arrecadação, maior geração de empregos,  melhores taxas de ocupação na hotelaria e vendas representativas dos setores comercial e da gastronomia.

Além de Curitiba que aprimora as celebrações natalinas, Maringá e Pato Branco apostam nesta festividade para oferecer algo mais aos turistas e moradores. Londrina,  Foz do Iguaçu, Carambeí, Palmas, Laranjeiras do Sul, São José dos Pinhais, Medianeira e Apucarana também incrementaram as suas programações de Natal, o que acelera a economia de várias regiões e coloca definitivamente o Natal como produto turístico de forte apelo sentimental e comercial. Acompanhe o que estes municípios do Paraná oferecem para as comemorações do Natal:

Maringá Encantada

 Prefeitura de maringá

Maringá tem motivos especiais para comemorar. É que segundo levantamento do Observatório do Turismo e Eventos, do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, mostra que o projeto Maringá EnCantada, realizado pela administração municipal desde a sexta-feira à noite, com a abertura do Natal, provocou um aumento de clientes em hotéis, bares e restaurantes da cidade, segundo 87,5% dos entrevistados.

O movimento cresceu mais de 50% entre a sexta-feira e o domingo, para 28,6% dos empresários ouvidos no levantamento; para 14,3% o aumento de público variou entre 10% e 20%. Uma unanimidade entre os entrevistados é a importância do evento: 71,4% avaliaram o Maringá Encantada como “muito bom” e 28,6% como “bom”. Ainda segundo a sondagem, 85,7% declararam que estão “muito otimistas” com as vendas de fim de ano e 28,6% aumentaram o quadro de funcionários em função do maior movimento de clientes.

Na sondagem do Observatório do Turismo e Eventos em parceria com o Maringá em Números, foram consultados gerentes e responsáveis por cargos administrativos de 21 bares, restaurantes e hotéis que ficam no entorno da avenidas XV de Novembro e da praça Farroupilha, locais que entre sexta-feira e domingo receberam atrações do projeto Maringá EnCantada. maringa.pr.gov.br

Natal do Parque de Carambeí

 Parque Histórico de Carambeí

O Parque Histórico de Carambeí – que fica a menos de 150 km de Curitiba, no município de Carambeí, abriga o maior museu histórico a céu aberto do país e o terceiro mais visitado do Paraná.

Num lugar tão especial, lógico que uma programação para o Natal precisava ser organizada, oferecendo mais um grande atrativo na colônia holandesa  - que é talentoso ao receber turistas, com suas belezas, gastronomia, rede hoteleira e serviços de primeira. 

O Natal no Parque de Carambeí

A programação começou no dia dia 02 de dezembro e vai até o dia 23. A lista de eventos de Natal apresenta um espetáculo musical, tem a casa do Papai Noel,  a visita do Sinterklaas (São Nicolau na tradição natalina holandesa), contos e histórias, apresentações folclóricas representando o Natal de acordo com cada etnia e um Festival Gastronômico maravilhoso.

Nos sábados (5, 12 e 19) acontece o espetáculo chamado Um Milagre em Belémque é acompanhado por uma orquestra e encenado em um palco ao ar livre. Ali, o público acompanha a história do nascimento de Jesus pelo ângulo das pessoas comuns – um show que promete encantar a plateia.

Natal de Pato Branco

Prefeitura de Pato Branco

Pelas ruas do anel central, no entorno da Matriz São Pedro Apóstolo, na praça Presidente Vargas, ao longo da avenida Tupi, na rua Guarani, na Casa do Artesão e nas rotatórias, árvores de Natal, guirlandas, castiçais, luzes coloridas e araucárias decoradas contrastam com o cotidiano dos pato-branquenses. 

As cores transmitem o verdadeiro simbolismo do Natal, seja na luz do dia ou à noite; são cores e luzes que iluminam nossos corações. Não há quem não se emocione na Casa do Papai Noel. Crianças ficam encantadas pela magia da época; os adultos se permitem sorrir com leveza e espontaneidade, como faziam na infância. Assim, é o Natal de Pato Branco.  O projeto é realizado pela Prefeitura de Pato Branco e existe há cerca de dez anos. De lá para cá, evoluiu e inovou, ganhando novas atrações e se confirmando entre os principais eventos natalinos do Sul do Brasil. Na última edição, realizada em 2016, mais de 300 mil pessoas visitaram a cidade, situada no Sudoeste do Paraná, durante a programação natalina. São famílias inteiras, de diversas regiões do Brasil e do exterior. A cada nova edição, os visitantes aguardam as surpresas da decoração e da programação, que recebem novas atrações. O tradicional desfile alegórico que marcou o início da programação, realizado no final do mês de novembro, é o maior desfile do gênero do Estado e  está no calendário oficial de eventos paranaenses. Destaque para a participação dos voluntários, pois são mais de 200 pessoas que ensaiam durante meses e, no tão esperado momento, dão vida a personagens que levam magia aos milhares de visitantes.  Além da interação com os personagens, o público fica encantado com a riqueza dos detalhes do desfile. Os figurinos e os carros alegóricos personalizados especialmente para o evento demonstram o carinho de quem torna o Natal de Pato Branco possível. Isso também está presente na decoração, que resulta do talento e da criatividade de funcionários da Prefeitura. O que começa como um rabisco em uma folha de papel, ganha forma, adornos, cores, luzes e muito amor em cada detalhe. Dessa harmonia, surgem centenas de cenários que colorem a cidade.  Em Pato Branco é assim, o sonho se torna realidade e a cidade recebe com alegria os milhares de visitantes durante os meses de novembro e dezembro. O momento aguardado durante todo o ano, então é coroado por sentimentos de alegria, entusiasmo, igualdade, fé, esperança, paz e fraternidade. Sentimentos que acompanham as cores e luzes do maior Natal do Paraná, que encanta olhares e aquece corações.

Londrina

 Londrina

A Prefeitura de Londrina começou a instalar a decoração natalina em diversos pontos do município. A ação faz parte do projeto “Natal de Luzes de Londrina”, que objetiva resgatar o espírito natalino na cidade. A iniciativa está sendo promovida por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e não acarreta custos para o Município, pois tudo está sendo feito através de parcerias.

Já foram instaladas, no Lago Igapó II, as três árvores natalinas flutuantes e iluminadas com lâmpadas de LED, com nove metros de altura, previstas no projeto. O local também recebeu outras árvores, em formato espiral. A decoração na Catedral também foi finalizada ontem. Através do projeto, também foram iluminadas as avenidas Avenida Ayrton Senna da Silva e Saul Elkind. A população também contará com a Casa do Papai Noel, que será instalada no Museu de Arte de Londrina. No dia 7, o Papai Noel receberá as crianças, às 20 horas, no local. Antes, fará um passeio pela cidade.  

O Banco Sicoob, localizado no Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde, também recebeu iluminação cênica. A previsão é de que todos os locais estejam acesos no dia 7 de dezembro, quando o comércio começará a abrir no período noturno, permanecendo assim até o dia 8 de janeiro de 2018.

Também fazem parte da iniciativa,  a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com o Programa Boa Praça, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL),  responsável pela programação cultural do período, incluindo shows e apresentações, e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) que, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, vai executar a Casa do Papai Noel. São patrocinadores da ação, a Construtora Plaenge, Shopping Aurora, Solintel, Móveis Brasília, Econorte Triunfo, MRV Engenharia e Universidade Positivo.

Programa Boa Praça – Por meio do Programa Boa Praça, da CMTU, que objetiva promover a participação da sociedade na urbanização, nos cuidados e na manutenção das áreas verdes, em parceria com o poder público, qualquer cidadão ou pessoa jurídica pode adotar praças da cidade e ajudar a fazer a decoração natalina na cidade. Os adotantes também são responsáveis por fazer a capina, roçagem e paisagismo do local.

Para aderir ao Boa Praça e ajudar a tornar a cidade mais bonita, o interessado, pessoa física, deve formalizar o pedido apresentando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a proposta de ação para o lugar escolhido. O modelo da carta de intenções pode ser baixado pelo site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Além da descrição dos cuidados propostos, no caso de pessoa jurídica, é preciso entregar também cópia do ato constitutivo ou contrato social da empresa, cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia dos documentos pessoais do responsável legal. Informações: (43) 3379-7985 ou no e-mail cmtu.boapraca@londrina.pr.gov.br. 

Laranjeiras do SUL

 Laranjeiras do Sul

A secretaria de Educação e a secretaria de Assistência Social e prefeitura de Laranjeiras do Sul, planejaram a Vila do Natal, formando um natal diferente para este ano, com mais alegria, espírito natalino, e muitas emoções. A montagem da decoração começou no último dia 4 e a abertura está prevista para o sábado (09.12).  Com uma diversidade de espetáculos, o Papai Noel estará dos dias nove a 21 de dezembro na Praça José Nogueira do Amaral para encantar crianças e adultos, pois a magia do natal é emocionante para qualquer idade. Além do Papai Noel, haverá uma moradora na Vila do Natal que fará uma apresentação histórica contagiante, lúdica, de fé, desejos e espírito de natal.

Natal encantado no Paraná - CURITIBA

 Curitiba

No dia 22 de dezembro o município recebe o espetáculo de Natal do Programa Voluntariado Paranaense (Provopar) ‘Natal Encantado do Paraná’.

A ideia do governador Beto Richa e da secretária Fernanda Richa em levar o programa Natal Encantado para o interior do Estado veio para Laranjeiras. É um projeto pioneiro e inédito no estado. A ação consiste em levar cidadania e cultura para mais de 150 mil pessoas por ano em diversas cidades do Paraná, através da apresentação de espetáculos natalinos em praça pública. Uma estrutura móvel composta por duas carretas iluminadas servem como palco para os espetáculos e para a chegada do Papai Noel, que entrega presentes para as crianças ao final do evento.

O espetáculo está previsto para acontecer na Rua Capitão Joaquim de Camargo, em frente ao Banco Itaú.

Curitiba

Com o tema Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba, a programação de fim de ano da capital paranaense vai resgatar o espírito natalino e enaltecer valores culturais e tradições dos povos que formaram a cidade. Os espetáculos começaramm em 22 de novembro e vão até 23 de dezembro. Também haverá decoração especial, até o dia 6 de janeiro.

Apresentações musicais estão sendo executadas em diversos pontos na cidade. As calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro serão os núcleos da programação. A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, afirma que o Natal terá uma atmosfera mágica. “Vamos resgatar os valores da nossa cidade, que dão significado ao tema Luz os Pinhais”, diz ela.

Na Rua XV de Novembro, a Rua das Flores, haverá decoração especial natalina, que contará com a Árvore da Vida, ornamentada com flores, e estrelas de Belém, que vão indicar imóveis importantes para o patrimônio histórico da cidade. Toda a agenda de Natal está disponível no site do Natal de Curitiba.

Eixo principal de atrações

Feira de Natal

A tradicional Feira Especial de Natal reúne artesãos da cidade nas praças Osório e Santos Andrade e oferece produtos com o tema. A feira começou no dia 23 de novembro e vai até 23 de dezembro, de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 19h

A feira terá barracas dedicadas aos artesanatos natalino e culinário – biscoitos, chocolates e confeitos. Também será uma ótima oportunidade para degustação de pratos típicos, como o pierogi polonês, as empanadas bolivianas, o acarajé baiano.

Paço da Liberdade

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a fachada do Paço da Liberdade receberá projeções de luz de temática natalina. O evento é gratuito e começa às 20h30. As projeções contam a história de Natalia, uma menina que não vê a hora de tornar-se adulta para fazer o que quiser. O conto começa com a voz do Papai Noel ecoando pelo local.

O Palácio Encantado

O espetáculo de Natal do Palácio Avenida está na 27ª edição – a segunda sob o comando do banco Bradesco. O tradicional coral natalino se apresentará de 1 a 17 de dezembro, às sextas, sábados e domingos, sempre às 20h15, no Palácio Avenida, na Rua Luiz Xavier, no Centro.

Com o tema O Palácio Encantado, o espetáculo contará com mais de 100 crianças interpretando músicas nacionais e internacionais, com duração de 45 minutos por apresentação.


Capela Santa Maria

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria será palco do Concerto Natalino Camerata Antiqua de Curitiba, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 18h30, e a apresentações da Opera Orchestra Curytiba, de 19 a 22 de dezembr,o às 20h.

Localizada no Centro da cidade, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra mantido pela Prefeitura Municipal.

Memorial de Curitiba

O Memorial de Curitiba fica no Centro Histórico da cidade e será palco de diversas apresentações. Além de receber a cerimônia de proclamação do Natal, o Memorial será ornamentado com uma árvore étnica, que vai mostrar a cultura das etnias que formaram Curitiba.

O Pavilhão Étnica, uma extensa programação de apresentações de dança folclórica, desvendará a riqueza de cada etnia.

O Memorial também vai receber a Exposição Oficina Itinerante de Mini Presépios, de 20 de novembro a 6 de janeiro.

O Natal terá ainda mostra de filmes natalinos na Cinemateca, apresentações eruditas na Capela Santa Maria, a decoração da Linha Turismo e uma programação especial no Mercado Municipal.

 

Outras atrações

Mercado Municipal


Um dos grandes atrativos turísticos de Curitiba, o Mercado Municipal terá uma programação de Natal de 22 de novembro a 5 de janeiro de 2018.

A programação envolve apresentação de coral, aulas de culinária e uma feira especial com produtos natalinos, além de brindes aos clientes.


Nataleluia


Há 20 anos na programação natalina de Curitiba, o Nataleluia é um espetáculo que apresenta a mensagem de Natal com performances ao vivo e com o apoio de mais de 700 voluntários. Reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais.

O evento celebra o nascimento de Jesus, apresentando uma história envolvente e contextualizada que cativa todas as idades, utilizando-se dos mais atuais recursos artísticos e tecnólogicos.

As apresentações acontecem na Primeira Igreja Batista de Curitiba nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 20h.

Ingressos e informações pelo site do espetáculo.


Feira de Santa Rita

A Feira de Santa Rita é um evento tradicional em Curitiba, promovido pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. A feira é a principal fonte de recursos para atender as mais de 168 entidades carentes cadastradas na associação. São três dias de feira com apresentações musicais e folclóricas em uma grande praça de alimentação e estandes com venda de enfeites, artesanato, roupas, brinquedos, bijouterias.

O evento é gratuito e acontece no dia 1 de dezembro, da 14h às 22h, e nos dias 2 e 3 de dezembro, entre 10h e 22h, no espaço Expo Renault.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Muitas noites vão ser de “Noite Feliz” nesse mês de dezembro, com o Natal de Foz do Iguaçu.  A programação de shows e apresentações na Praça da Paz e no Gramadão está imperdível, com atrações de terça-feira a domingo que vão desde o tradicionalíssimo Coral da Itaipu até a inovadora troupe Luz da Lua. Sem falar nas atrações fixas na Praça da Paz de terça a domingo: a presença do Bom Velhinho na Casa do Noel, o Túnel de Luz e a Fábrica de Brinquedos. 

Ontem,  na Praça da Paz, teve show de Cris Mark Acústico. Em seguida, o Coral Infantil do CAIC Porto Meira encantou com as vozes da criançada e o Duo Versão Contrária fecha a noite com muito pop rock. 

Também na Praça da Paz, na noite de hoje, 06, tem Banda Luana, Coral Canto em Canto e apresentação da bailarina Aline Galvan, do quadro Ding Dong (Domingão do Faustão). Na quinta, 07, o mesmo palco recebe a dançarina Regina, em uma apresentação de balé, seguida do Coral Todocanto e, fechando a noite, o Coral da Itaipu, a partir das 21h. 

Na sexta-feira, 08, tem trupe Luz da Lua, Coral do Idoso e Grupo de Dança do CCI a partir das 19h, na Praça da Paz. Para quem perdeu ou quiser ver de novo, o Coral de Itaipu se apresenta novamente no mesmo local.

No sábado. 09, e no domingo, 10, as apresentações de Natal acontecem no Gramadão da Vila A. Os jovens do Projeto Viola Lindeira se apresentam a partir das 20h30 com clássicos natalinos e sucessos da música caipira. Um show perfeito para toda a família. 

Todas as apresentações são gratuitas e não é preciso adquirir convites – é só chegar e curtir. De terça a sexta, na Praça da Paz, também tem Cantinho da Leitura para os pequenos. Divirta-se!

O Natal de Foz é uma parceria da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Iguassu Convention and Visitors Bureau e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com patrocínio da Acifi, Cataratas do Iguaçu S.A., Fecomércio, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional e apoio do Fundo Iguaçu, Itamed e Sindilojas.


Medianeira

Prefeitura de Medianeira


A Magia do Natal invade Medianeira e ilumina a Praça Ângelo Darolt

Medianeira está oficialmente em clima de Natal e a iluminação já foi preparada para as comemorações de fim de ano. A prefeitura municipal caprichou na decoração da Praça Ângelo Darolt e ao longo da Avenida Brasília para receber milhares de visitantes com a Programação “Sonho de Natal!”. Além do espírito de paz e fraternidade que o Natal traz a todos, a iluminação faz com que as pessoas se motivem a passear pelas ruas do centro e assim visitar as lojas do comércio que terão horário especial de final de ano nos dias que antecedem o Natal. Fomentando assim a economia local. Entre as principais atrações, as que mais estão atraindo a atenção do público são: o tradicional presépio do menino Jesus e a casa do Papai Noel, onde a criançada se diverte visitando o bom velhinho. A abertura da programação, nesta sexta-feira (11) às 20 horas, fica por conta da Apresentação Projeto Dançart e segue até o dia 21 de dezembro com apresentações de diversos corais e orquestras de Medianeira e região.

Destaques da programação de Natal de Medianeira:
11/12 – Apresentação Projeto Dançart 12/12 – Espetáculo Dança Quatro Estações (Oficina de Dança Avançado) 13/12 – Orquestra SEMEAR (Grupo SEMEAR) 14/12 – Apresentação Oficina Dança (Baby Ballet de Medianeira e Coro Infanto-Juvenil Águas de Março do município de Pato Bragado) 15/12 – Cantata com Auto de Natal (Corais de Medianeira e encenações teatrais) 16/12 – Especial de Natal Arte e Som - 20 Anos (Escola de Música Arte e Som) 18/12 – Espetáculo Música – Oficinas de Música 19/12 – Orquestra Filarmônica Luz e Coral Novo Cântico (Igreja Assembleia de Deus de Medianeira) 20/12 – Natal em Família (Paróquia Nossa Senhora Medianeira, Igreja Evangélica Luterana do Brasil e Igreja Luterana no Brasil) 21/12 – Cantata com Auto de Natal.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

 São José dos Pinhais

A Casa do Papai Noel de São José dos Pinhais, abriu suas portas  no  dia de novembro e tem novidades neste ano. A primeira delas foi a apoteótica  chegada do Papai Noel em grande estilo: dando início à temporada ao abrir oficialmente a sua casa.  Papai Noel  chegou com o apoio do corpo de bombeiros.

Este ano também, para  maior conforto das famílias outra novidade é “Espaço Noel” – um local exclusivo para as crianças conversarem com o Papai Noel, o que deve reduzir o tempo de espera na fila que costuma se formar. “Com a criação do Espaço Noel, o Chalé do Papai Noel será um espaço para visitação e com isso estamos proporcionando mais conforto aos visitantes”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, reforçando que mesmo em caso de mau tempo a estrutura da Casa do Papai Noel conta com grande área coberta. “Inclusive na frente do palco onde acontecerão apresentações culturais diárias”.

A Casa do Papai Noel é realizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Ministério da Cultura, Mind, com o patrocínio da Volkswagen e Lei de Incentivo à Cultura, e apoio das empresas Berry Plastics, Eurolaf e Sideral.

Este ano Casa do Papai Noel permanecerá aberta todos os dias, incluindo sábados e domingos, até o dia 23 de dezembro. Já do dia 24 a 28 de dezembro, a Casa do Papai Noel permanece aberta para visitação da decoração, com entrada gratuita. Em 2016 foram mais de 100 mil visitantes durante a temporada.

São mais de 7mil m² com decoração e iluminação especiais montadas no Parque da Fonte – estrutura que inclui praça de alimentação com feira gastronômica e foodtrucks, feira de artesanato, a casa física do Papai Noel para visitação, o Espaço Noel para os visitantes conversarem e tirarem fotos com o Papai Noel, além do palco com apresentações culturais de dança, música e teatro – com destaque para as apresentações do Papai Noel Cantor.

O ingresso custa R$ 7,00 (crianças até 12 anos e idosos a partir dos 60 anos não pagam). Grupos de escolas também podem agendar visita gratuita durante o dia por meio do telefone (41) 3381-5812.


PALMAS

Palmas


O musical “Um Conto de Natal” será a atração especial amanhã (07.12) na programação do Natal dos Ventos - Fábrica de Sonhos de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A apresentação, que vai envolver aproximadamente 60 estudantes da Escola Pública Nascer para Arte, terá início às 20h30 no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori.

O texto do musical foi adaptado pela professora Mariana Maciel especialmente para ser encenado no palco. A entrada para o espetáculo é gratuita. A interpretação ficará a cargo dos grupos de Dança, Teatro, Música e Arte Circense da Escola. Os dançarinos prometem tornar ainda mais especial o Natal das famílias de Palmas.

Natal dos Ventos

A programação do "Natal dos Ventos - Fábrica de Sonhos" de Palmas, aberta oficialmente na noite de sábado (02) com a particiipação de mais de 20 mil pessoas, terá ainda com mais 10 dias de atividades. Entre os destaques estão apresentações de corais e a fantarra da Escola de Artes. Veja abaixo:

 

05/12 às 20h30 - Apresentação Natalina do Colégio Bom Jesus - BJ.

Local: Palácio do Bispo

 06/12 às 20h30 - Apresentação Artística do Colégio HBC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.