Turismo

15/03/2018

ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES DE TURISMO RECEBE 200 PESSOAS EM CURITIBA

Começou nesta quinta-feira (15 de março) na sede do SEBRAE, em Curitiba, o Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2018, promovido pela Paraná Turismo, ligada à Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná. O evento contou também com representantes da Fecómércio, da ABAV-PR, prefeitos, vereadores, secretários municipais de turismo, gestores e demais entidades. Foram discutidos temas como o turismo religioso, regiões turísticas, Paraná Turístico, o Masterplan e turismo no litoral e em outras regiões do estado.

Na ocasião, o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabrício, recordou sua passagem como profissional do SEBRAE e fez um balanço das ações na pasta do Turismo. “Antes da política trabalhei no SEBRAE onde aprendi muito. Tenho muita gratidão. Quando assumi a Secretaria do Esporte e do Turismo estabelecemos parceria com o SEBRAE que estendeu a mão ao turismo. Desenvolvemos o Masterplan que é o planejamento do turismo até 2026. A Fecomércio foi a primeira entidade a formar uma parceria com nossa secretaria”.

O secretário também mencionou a contribuição do professor Jacó na gestão da Paraná Turismo. “Para assumir a Paraná Turismo convidei o professor Jacó Gimennes que tem entusiasmo, dedicação e qualificação para este desafio. Com nossa preparada equipe fortalecemos o turismo em nosso estado. Aumentamos em 26% dos municípios no cadastro do Ministério do Turismo, pois valorizamos as 14 regiões turísticas do estado. Invertemos a curva do turismo que era descendente para ascendente”, disse.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, avaliou os avanços da Paraná Turismo nos últimos anos. “É o nosso quarto encontro estadual de gestores do turismo. Consolidamos a parceria entre a Paraná Turismo, a Fecomércio e o SEBRAE, que são os pilares da gestão do Turismo. O secretário Douglas Fabrício emprestou seu mandato de deputado estadual para brindar a área do turismo, que precisava de uma mão firme para ser refeita. Nossa relação com o governador Beto Richa é muito boa e pudemos retomar o desenvolvimento de nossa área. Estamos em um encontro que contribui com painéis, parcerias e trocas”, afirmou.

Ao representar o SEBRAE, o diretor técnico Júlio César Agostini falou sobre a importância da realização do encontro. “O turismo pós-crise deverá renascer. O SEBRAE considera de grande importância sediar este evento que vai trazer diversas oportunidades. Temos a missão de qualificar os empreendimentos, por isto oferecemos mecanismos para gerar desenvolvimento ao nosso estado”.

Já o presidente da ABAV-PR, Antônio Azevedo, reconheceu o papel da Secretaria na retomada das atividades do turismo. “Estou há mais de 20 anos a frente da entidade e não via uma secretaria estadual de Turismo tão dinâmica. Neste evento percebemos a presença de muitas pessoas da área com a intenção de aprender. A capacitação traz resultados concretos”.

Ao representar o presidente da Fecomércio Darci Piana, Rosa Maria Macari, falou sobre a parceria da instituição com as demais. “O sistema Fecomércio tem em sua missão o turismo. Um dos focos do SENAC é a capacitação nesta área. O SESC é voltado ao turismo social, que vai ao interior do estado e cresce no Paraná. 10% do nosso orçamento vão para as cidades turísticas do Paraná”.

A vice-prefeita de Ponta Grossa, Elisabeth Schmidt, refletiu sobre como o encontro vai repercutir nos municípios do estado. “O encontro serve para voltarmos aos municípios com projetos e parcerias. Destaco que pela primeira vez temos o Masterplan para guiar as ações no turismo e o Paraná Turístico”.

Com a presença de 200 pessoas ligadas ao trade turístico, o Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2018 será retomado nesta sexta-feira (16 de março) no SEBRAE logo pela manhã.

COM\SEET

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.