Institucional

10/04/2018

Prefeituras & Turismo Guarapuava


A Paraná Turismo, estreia hoje (10), uma nova série de reportagens, “Prefeituras & Turismo - Paraná”, focalizando no setor do turismo e como ele está sendo implementado em cada município. Ao todo, serão dez reportagens, com prefeitos de diferentes regiões do estado.

O Prefeito César Silvestre Filho, assumiu a Prefeitura do município de Guarapuava em 2017. Em seu primeiro ano de mandato precisou organizar a gestão municipal do turismo – de acordo com o manual fornecido pela Paraná Turismo – e criar leis de incentivo, inventariando o potencial turístico e criando um programa global de médio e longo prazo, alinhado com as políticas nacional, estadual e com o Programa de Regionalização.

Para Silvestre, o Programa Guarapuava Turística 2026, abriga diversos projetos selecionados pelas maiores demandas do mercado regional e estadual. “Hoje, Guarapuava está executando os projetos prioritários de curto e médio prazo, trabalhando na estruturação, instalação, consolidação e monitoramento das rotas turísticas. Aliado a este processo, a prefeitura também está ajustando o Plano Municipal de Turismo aos Macroprogramas do Paraná Turístico 2026”.

Procurando promover o desenvolvimento turístico da região, Guarapuava é um dos municípios, que foca em parcerias com o segundo e terceiro setor para oferecer, inicialmente, ao público interno, a experimentação das rotas turísticas formatadas no projeto “Conheça Guarapuava”,procurando incentivar o turismo no município e a valorização da região. “Posteriormente, os turistas também poderão participar do projeto "Visite Guarapuava", que oferecerá as mesmas rotas, dando oportunidade para a iniciativa privada assumir a condução do processo”, informou o Prefeito.

Promoção e renda

Desde o inicio da gestão de César Silvestre, o município vem realizando ações para fazer do turismo uma área estratégica para promoção e geração de renda e trabalho na região. Procurando dar visibilidade as riquezas naturais, culturais e produtivas, e também capacitar e qualificar profissionais de forma contínua, incentivando o associativismo e o empreendedorismo para tornar Guarapuava um Destino Turístico Inteligente.

Diante disso, Silvestre destacou três motivos, que despertam o interesse dos turistas em visitar Guarapuava. “ Acredito que são as riquezas culturais exploradas através de roteiros que incluem museus, manifestações étnicas, gastronomia diversificada, músicas e danças folclóricas, artes visuais, eventos singulares do município. As riquezas naturais com opções variadas de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, praticadas em recantos encantadores e com guias capacitados e as riquezas produtivas que se destacam a nível nacional e internacional, como a cadeia produtiva do malte e seu produto final, que são as cervejas artesanais locais e regionais”.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.