Institucional

03/05/2018

Guaratuba e o Crescimento Turístico

Prefeituras & Turismo

Buscar a integração com a comunidade, fortalecer a imagem de Guaratuba como destino turístico e valorizar as belezas naturais e o povo guaratubano. Esses são os objetivos do Prefeito Roberto Justus, que assumiu a Prefeitura de Guaratuba em 2017. O turismo na região é um dos setores que mais recebem investimentos da PMG. Um bom exemplo é o turismo de base comunitária na baía de Guaratuba, em fase embrionária, que vem sendo acompanhado, apoiado, divulgado e auxiliado na melhoria para atendimento aos turistas.

A divulgação do Destino Guaratuba tem contado com a parceria dos demais municípios do Litoral e o apoio fundamental da Paraná Turismo, na divulgação do Roteiro Litoral. Guaratuba sempre esteve na vanguarda à presença da região em feiras, com destaque para o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no qual tem conseguido atrair turistas do Mercosul - paraguaios, argentinos, chilenos e uruguaios - público que tem assegurado grande parte do movimento turístico no período entre o Ano Novo e o Carnaval e também após o verão.

APOIO DA SEET

O esporte também tem sido um grande atrativo de Guaratuba, afirma Roberto Justus “Temos, no decorrer do ano, sediado diversas provas de triathlon, que acontecem em Guaratuba por causa das nossas características naturais – relevo, clima, etc –, mas também pelo apoio decisivo do município. Em dezembro passado, pouco antes do início da temporada, Guaratuba sediou a final do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeiras de Rodas, com equipes de oito cidades.”

Guaratuba também tem se apresentado e sido escolhido como sede nas fases regionais em jogos promovidos pela Secretaria de Estado de Esporte e Turismo (SETT), como: Jogos Escolares e os Jogos Abertos. “Cada evento desse traz milhares de atletas, equipes, dirigentes, professores e, também, familiares e apaixonados pelo esporte, uma vantagem para o município e para o nosso turismo”, acrescentou.

FLUXO TURÍSTICO

Guaratuba, assim como as demais cidades balneárias, já tem um grande fluxo de turistas, mas excessivamente concentrado nas temporadas de verão. Para Justus, o esforço é no sentido de atrair visitantes o ano inteiro. “Além dos atrativos permanentes – como a natureza exuberante e o clima ameno – temos promovido e apoiado eventos esportivos em todas as épocas do ano. Também investimos em divulgação do destino Guaratuba e em infraestrutura turística. O Parque de Eventos está sendo construído e, em poucos meses, será um espaço privilegiado para os eventos da comunidade e de promotores de Curitiba, da Região Metropolitana e de outras regiões do Paraná e até mesmo de outros estados”, comentou o prefeito.

TURISMO E A ECONOMIA
O Turismo é um segmento econômico muito importante no município. Representa uma das principais fontes de renda e emprego. A integração com a comunidade e com o setor empresarial é um caminho que a Prefeitura vem buscando para a melhoria da economia, inclusive com a ativação do Conselho Municipal de Turismo, ainda em 2018.

O desafio é superar a sazonalidade do verão e a condição de emprego temporário para milhares de guaratubanos “Estamos investindo em infraestrutura (Parque de Eventos, infraestrutura urbana), em divulgação dirigida aos públicos que podem ocupar a ociosidade da baixa temporada (Mercosul e terceira idade) e também na qualificação da mão de obra local. “Iniciamos a formação em cursos de panificação e confeitaria e estamos realizando diversos outros, através do Cras Cursos. Um trabalho em conjunto com os produtores rurais permitiu implantar a Feira de Sabores, uma iniciativa que funcionou durante a temporada, mas que pretendemos ampliar para maior período do ano”, apontou Justus.

FOMENTO E CRESCIMENTO TURÍSTICO

O prefeito Roberto Justus, completou um ano de mandato à frente da Prefeitura de Guaratuba. Nesse primeiro ano, suas ações foram voltadas a integrar o turismo de base comunitária, implantando rotas de cicloturismo, em parceria com o projeto Ciclovida da UFPR e a realização do Festival Gastronômico. Outro investimento, é a conclusão do Parque de Eventos, que busca oferecer um grande espaço para realização das festas que a comunidade organiza, criando um espaço cultural com oficinais para a comunidade e que pode integrar os eventos turísticos, na temporada e durante o ano. “No verão passado, os investimentos no Camping Municipal trouxeram excelentes resultados. Para milhares de pessoas virou uma excelente opção de hospedagem com suas barracas ou motorhomes. Para a próxima temporada e antes dela ainda, já estão sendo contatados diversos grupos de aficionados do campismo, sobretudo de motorhome”, comentou o prefeito.

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Guaratuba é uma das poucas cidades do Brasil em que se vê o sol nascendo (mar) e se pondo (baia) na água. Essa oportunidade é graças a um enorme investimento em saneamento básico. As praias de Guaratuba foram eleitas as mais limpas do Brasil, graças a infraestrutura da Prefeitura. Com uma área de preservação ambiental que ocupa mais de 90% do seu território, Guaratuba é ótima opção para fazer trilhas, passeios de bicicleta, bird watching, camping e esportes náuticos como vela, canoagem, stand up paddle, pescaria, wakeboard, jet ski, etc. O cenário é maravilhoso e o contato com a natureza indescritível.

Para Justus, a origem Caiçara e a proximidade com grandes centros urbanos (Joinville/SC e Curitiba/PR) e o elevado número de emigrantes fazem dos guaratubanos um povo especial. “Quem vier “turistar” por aqui, vai conhecer a cultura da população da área rural, como os produtores de banana e as “farinheiras”, que produzem uma deliciosa farinha de mandioca. Também entrarão em contato com o trabalho dos pescadores de camarão e a diversidade de peixes e frutos do mar vendidos no Mercado Municipal. Nosso artesanato é bastante variado e temos uma cultura religiosa bastante representativa”, acentuou.

Outro evento, que atrai os turistas para a Guaratuba é a Festa o Divino Espírito Santo, que reúne centenas de pessoas na Praça Central e no entorno da Igreja Matriz, onde os turistas podem saborear uma variada gastronomia, entretenimento com os talentos musicais guaratubanos, além de conhecer os “festeiros”, senhores que mantém a tradição das vestimentas, das visitas nas casas e das apresentações de cantos antigos acompanhados de instrumentos feitos a mão. 
E, sem esquecer do Carnaval. Há mais de trinta anos, Guaratuba recebe os turistas que gostam de curtir o Carnaval na Avenida, vão às ruas em fevereiro para dançar as músicas dos trios elétricos, participar dos desfiles dos blocos e celebrar a folia de Momo nos camarotes montados na avenida 29 de Abril, tudo num ambiente totalmente democrático, gratuito, seguro e familiar.

A gastronomia é outro ponto forte do município. No Cabaraquara, há vários restaurantes que servem mariscos e ostras da baía de Guaratuba, que estão entre as três mais saborosas do mundo. Na área central, as opções gastronômicas são das mais variadas: peixes, carnes e massas, merecendo destaque o robalo, sempre fresquinho e com sabor inigualável. Da mesma forma, o turista não pode deixar de apreciar o caranguejo, tirado do mangue da baía de Guaratuba e vendido apenas entre os meses de novembro e março.

Série Prefeituras & Turismo

Essa matéria faz parte da Série "Prefeituras & Turismo", buscando focalizar no setor do turismo e como ele está sendo implementado em cada município. Ao todo, serão dez reportagens, com prefeitos de diferentes regiões do estado.

Confira as matérias já realizadas:

Guarapuava: https://goo.gl/JkTV9e
Prudentópolis : https://goo.gl/oXCqu8

 

Assessoria de Imprensa - PRTUR

Kamilla Deffert

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.