Institucional

17/06/2020

CEPATUR - SONDAGEM COVID-19 - OOT's

A pesquisa do CEPATUR – Conselho Paranaense de Turismo, executada pela Paraná Turismo, representa uma visão do setor turístico pelos OOT's (Órgãos Oficiais de Turismo), realizada de 20/maio a 03/junho de 2020.
Participação das Regiões Turística na pesquisa: Norte Pioneiro 100%, Rotas do Pinhão 94,4%, Litoral do Paraná 85,7%, Terra dos Pinheirais 80% e Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu 78,9%. Sobre o trabalho em home office 75% das prefeituras optaram e 25% não. Responderam aos questionamentos da pesquisa: secretários 39%; diretores 27%; técnicos 16%; coordenadores/chefes 6% e outros 12%.
Sobre o Grau de importância do turismo para o município, julgam: muito importante 55% e importante 43%. Foi perguntado, porque o Turismo é importante, responderam pela quantidade de atrativos naturais e culturais 34,0%; pelo fluxo de visitantes 33,7%; pelo número de empregos gerados nos estabelecimentos turísticos 18% e pelo número de estabelecimentos turísticos 9,2%. Com relação ao funcionamentos dos atrativos turísticos dos municípios: os atrativos públicos estão todos fechados 34,7%; os atrativos privados estão parcialmente fechados 27,7%; os atrativos públicos estão parcialmente fechados 19,5% e os atrativos privados estão todos fechados 18,2%.
Quanto ao percentual de fluxo em relação ao mesmo período de 2019: 30,5%, informou existir fluxo turístico no município, mesmo em tempo de pandemia. Perspectiva para o desenvolvimento do turismo no município: boas 46% e 47,9% respondeu conhecer as ações implantadas pelo poder público Estadual e Federal e 83,7% tem conhecimento das medidas municipais impostas ao setor.
Ações a serem empregadas pelos gestores municipais para promover o turismo no município: apoiar os atores que atuam no turismo municipal, divulgar e ampliar as ações do município na web, campanhas de sensibilização no município e entorno, ampliar ações culturais e esportivas, buscar recursos e parceiros, realizar reuniões do COMTUR, pedir apoio da governança regional e cursos de capacitação para ampliação e inovação nos negócios existentes. Ainda sobre a pesquisa na opinião dos gestores: 55% classificaram como muito importante e 43% importante, além de deixar várias considerações significativas para a volta do segmento no Paraná.
Percepção a cerca da importância das pesquisas de impacto da COVID-19 como ferramenta para auxiliar o setor. Meios de hospedagem, alimentos e bebidas, eventos, agências de turismo e transportadoras turísticas.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.