Institucional

13/08/2020

3º Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Evento ocorre em formato online, das 9h às 11h, nos dias 13 e 14 de agosto e pode ser acessado pelo Youtube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=i9y_pAbArvs 


Fórum de Turismo Religioso

A manhã desta quinta-feira (13) foi reservada para o primeiro dia do 3º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. O evento tem como proposta contribuir para a qualificação do setor religioso no Estado, aumentar o fluxo de visitantes e melhorar a economia regional. Devido à pandemia, a organização optou pelo não cancelamento e a adaptação da programação com as ferramentas disponíveis na internet. Por isso, os paineis foram apresentados todos no formato online.

O Fórum foi aberto e conduzido pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Religioso, Eliseu Rocha. Também participaram do evento o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, e o vice-governador, Darci Piana que discorreu sobre o processo de retomada da economia do Paraná pós-pandemia, fazendo um link com o turismo religioso.

Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo, também teve participação no Fórum e agradeceu a participação dos participantes. O presidente discorreu sobre a importância do turismo religioso para o povo paranaense. “Sempre escutei que a fé move montanhas e isso nós vemos no turismo religioso, não há obstáculo que possa inibir uma pessoa de expressar a sua religiosidade. Nós da Paraná Turismo temos procurado contribuir com o segmento do turismo que mais cresce no mundo”, destacou.

Além disso, foram três apresentações sobre algumas importantes regiões para o turismo religioso do Estado. A primeira sobre o Litoral e o Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, com o Padre Dirso. A segunda sobre a região turística Terra dos Pinheirais e os municípios que fazem parte dela, com Estela Rosa, presidente da IGR Terra dos Pinheirais; e a terceira sobre a Rota do Rosário, que hoje já é um marco para o turismo religioso no Paraná, com Wellington Bergamaschi, presidente da Atunorpi.

Para a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, o primeiro dia do Fórum foi bastante positivo. “Esse primeiro dia do Fórum de Turismo Religioso foi excepcional, tivemos um número bem expressivo de participantes, a interação dos participantes nas plataformas também foi bem interessante, com as pessoas demonstrando interesse, querendo conhecer mais e aprendendo mais sobre as regiões do Estado”, enalteceu.

O segundo dia do Fórum acontece nesta sexta-feira (14), entre 9h e 11h, com a seguinte programação:

 

09h00 – Turismo Religioso no Paraná e a retomada (Isabella Tioqueta)

09h15 – Turismo Regional ou Viagens de Vizinhança (Manoel Jacó Gimmenes - Diretor Consultor do Instituto Prosperare)

09h30 - Roteiros e Atrativos Religiosos do Paraná – Oportunidades na Retomada

Domus Operadora – Pedro Kempe – Conselheiro da ABAV-PR

SESC/PR – Giovanni Bagatini- Gerente SESC Turismo Social

Pinheiro Receptivo – Cleverson Pinheiro

Serra Verde Express – Luciane - Gerente

10h30 – Agradecimento e encerramento


 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.