Turismo

20/01/2017

Especial Regiões Turísticas - Campos Gerais e Ecoaventuras

Destacamos nesta edição a Região dos Campos Gerais. Sua característica principal é o contraste entre os campos, onde surgem as imponentes araucárias e as escarpas serranas. Esta paisagem proporciona cenários naturais de magia e beleza, com destaque para os arenitos de Vila Velha, as imensas furnas e o Cânion do Guartelá. Nos diversos santuários, o turista poderá contemplar a paisagem, exercitar a sua fé ou praticar esportes radicais. Já na Região Ecoaventuras, Histórias e Sabores, destaque para belos hotéis e suas fontes termais, as festas de fama regional e nacional e as consagradas peregrinações da Rota da Fé. Muitos atrativos e belezas que ficarão marcados no coração e na memória dos visitantes.

CAMPOS GERAIS

No século XVIII, a região era passagem de inúmeros rebanhos de gado e tropeiros que percorriam o Caminho do Viamão, desde o Rio Grande do Sul até as feiras de São Paulo.
Este caminho passa pelos Campos Gerais e o antigo fluxo desses viajantes exerceu fundamental importância na formação cultural e econômica do Paraná, que acolheu aqui várias levas de imigrantes europeus, fatos estes traduzidos em um passado repleto de histórias e que pode ser revivido percorrendo o Circuito da Colonização dos Imigrantes Europeus e a Rota dos Tropeiros. O Santuário de Nossa Senhora das Brotas homenageia a padroeira dessa Rota.
A característica principal da Região é o contraste entre os campos, onde surgem as imponentes araucárias e as escarpas serranas. Esta paisagem proporciona cenários naturais de magia e beleza, com destaque para os arenitos de Vila Velha, as imensas furnas e o Cânion do Guartelá.
Nestes santuários, ou em seu entorno, os passeios podem ser de pura contemplação da paisagem, ou ainda de aventura com a prática de rapel, rafting, trekking e banhos de cachoeira, entre outros.
Mais informações: www.turismo.pr.gov.br / www.rotadostropeiros.com.br

ECOAVENTURAS HISTÓRIAS E SABORES - (ROTEIROS DA COMCAM)
Entre os principais atrativos turísticos da região destacam-se as edificações religiosas, as peregrinações da Rota da Fé e a gastronomia com pratos típicos e festividades como a Festa do Carneiro no Buraco e a Comcam Fest.
Com pousadas rurais e um dos mais expressivos equipamentos hoteleiros do Estado com fontes termais, a região é opção para descanso e lazer na área rural.
A região tem ainda duas unidades de conservação – a Estação Ecológica do Cerrado, que preserva remanescentes deste ecossistema e desenvolve atividades em educação ambiental, e o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, que além de ser refúgio de flora e fauna, possui rico patrimônio arqueológico com ruínas de uma das 16 comunidades jesuíticas espanholas fundadas nos séculos XVI e XVII.
Mais informações: www.turismo.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.