Turismo

08/05/2017

Gestores do turismo analisam convênios e projetos para prefeituras

Acontece nesta segunda (08) e terça-feira (09), na sede da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná, um encontro com gestores do turismo para a análise de convênios firmados com as prefeituras. A intenção é buscar a resolução de pendências de projetos da área que já estejam em andamento, mas também daqueles que não tenham sido iniciados ou que estejam parados.

A reunião contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo, da Caixa Econômica Federal, deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários, técnicos municipais e técnicos da Paraná Turismo.

"Essa reunião com os municípios tem o intuito de buscar o desenvolvimento do turismo na Região Sul. É fundamental a interação entre os estados para que consigamos que o Governo Federal disponibilize recursos para a divulgação das maravilhas turísticas dos nossos três estados", disse o secretário do esporte e turismo, deputado Douglas Fabrício, durante a abertura do evento.

No encontro, serão realizadas palestras que apresentam as possibilidades de recursos e os caminhos legais para o fomento do turismo, bem como para a solução de pendências por parte dos municípios. Contudo, além das apresentações, canais de diálogo foram abertos para que cada caso possa ser avaliado de modo personalizado.

Em se tratando de investimento, o coordenador-geral de logística para a estruturação do turismo, Hélito Nunes, enviado do Ministério, citou a importância da Caixa Econômica Federal. "Sem a Caixa nós teríamos muitas dificuldades para tirar nossos projetos do papel. Ela é fundamental em todo esse processo", disse.

Representando a bancada do Paraná na Câmara Federal, o deputado Toninho Wandscheer reforçou a necessidade da união. "Precisamos parar de trabalhar de maneira segmentada em nossa região. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm de seguir uma mesma agenda em se tratando de turismo", comentou.

A prefeita de Farol, Ângela Kraus, disse que esse encontro é fundamental para a resolução de obras em sua cidade. "Em Farol, temos obras inacabadas há algum tempo e com essa ajuda poderemos concluí-las. Um evento como esse permite criar elos entre municípios, Governo Federal, Estadual e financiadores".

O evento aborda vários aspectos da área, como explica o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes. "Vamos trabalhar soluções para o turismo cultural, ambiental, a união turismo-esporte, modelos de financiamento, entre outros. Nossa intenção é que ninguém saia dessas reuniões sem solução para questionamentos de suas regiões", finaliza.
Além de diversos prefeitos e lideranças municipais, o primeiro dia de eventos contou com o deputado estadual Luiz Accorsi e representantes do deputado federal Rubens Bueno.

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.