Institucional

08/08/2017

Regionalização- Mapa do Turismo Brasileiro aponta crescimento de até 25% em todas regiões do Paraná


Secretário Douglas Fabrício e Deise Bezerra comentaram a expressivo aumento do número de municípios do Paraná no Mapa do Turismo Brasileiro.

De 224 municípios anteriormente cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro, o Paraná está dando um salto superior a 25%, podendo atingir a marca expressiva de 281 municípios agora cadastrados na nova ação da Regionalização, liderada pelo Ministério do Turismo, e operacionalizada pela Paraná Turismo, sob a liderança da Diretora Técnica Deise Bezerra e equipe e com cooperação decisiva das IGRs (Instâncias de Governança Regional) das 14 Regiões Turísticas do Estado.

O deputado licenciado e secretário de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, ficou bastante feliz com os resultados do trabalho da PRTUR. “Está ação mostra o nosso trabalho para fomentar o Turismo aqui no Paraná. Os dados são excelentes e representam a expressiva ampliação do número de municípios que estejam prontos e dispostos a investir e fazer com que o Turismo seja uma realidade, cuidando da estrutura, criando lá no município, um setor que se organiza junto com o trade turístico e procura desenvolver e ajudar a melhorar o turismo”, destacou.

Referência para o Brasil

A geração de empregos também foi lembrada por Douglas Fabrício: “Com isso, nós estamos ajudando a gerar emprego em todos os municípios que investem no turismo. O Turismo é um grande gerador de emprego e renda para a população. Embora não pareça, quando uma pessoa está 24 horas fora da casa, em outro município ela é um turista, que depende de hotel, de restaurante, táxi e de outras atividades econômicas que são geradas pelo turismo. Quanto mais municípios do Paraná investirem no Turismo, mais empregos e renda estaremos trazendo para o estado”, acrescentou o secretário.

Douglas Fabrício recordou ainda o início deste trabalho relevante para o Paraná. “Quando nós discutimos o Projeto Paraná Turístico 2026 e assumimos a secretaria de esporte e turismo por determinação do governador Beto Richa e convidamos o Professor Jacó Gimennes para ajudar com a Paraná Turismo, com toda a equipe técnica, Deise Bezerra e todos que ajudam para que fazermos do turismo no Paraná uma referência para o Brasil. Temos vários municípios que se destacam, como Foz do Iguaçu, Curitiba, Litoral, mas também trabalhamos nas 14 regiões turísticas para aumentar o número de municípios dispostos a fazer com que o turismo cresça e se desenvolva cada vez mais aqui no estado”, explicou Douglas.

Visão Técnica

Deise Bezerra, Diretora Técnica da Paraná Turismo, falou sobre critérios utilizados pelo Ministério do Turismo. “É o Terceiro Mapa do Turismo que está sendo realizado a partir dos critérios que estão sendo estabelecidos pelo Ministério do Turismo. Vejo que cada vez que sai uma nova edição o turismo paranaense ganha, porque os municípios conquistam uma maior organização e ter órgão de turismo, programa orçamentário, acaba contribuindo em muito para a organização tão necessária do setor. Então, eu vejo que a importância do mapa é essa e também para que cada município veja qual é o seu papel dentro da região turística. Ela tem um papel principal, um papel de apoio. Então é por isso que é o Mapa de Turismo Brasileiro existe para classificar e organizar os municípios dentro da sua área de atuação”

Deise explicou como aconteceu a mudança do Paraná no mapa do Turismo Brasileiro: “Eram 224 municípios e podemos alcançar 281. As regiões ficaram com o mesmo número, catorze regiões turísticas. Agora, vamos começar a realizar a análise destes resultados que muito nos animam”. Ele fez apenas uma advertência: “agora é preciso deixar claro que os documentos dos municipios foram para o Ministério do Turismo. Terminamos uma etapa. Na sequência, tem uma análise do Ministério do Turismo e só em setembro, após a verificação do MTUR uma nova resolução passará a valer. A hora que a portaria for publicada pelo Ministério, teremos a certeza. É preciso deixar claro que 281 municípios encaminharam a documentação e agora tem o processo de análise do Ministério”, detalhou a diretora técnica da Paraná Turismo.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.