TURISMO ESPORTIVO

 

turismoesportivo

 

 

“Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.” (Ministério do Turismo)

Surgida na Grécia, as Olimpíadas que intercaladas com os Jogos Píticos, os Ístmicos e os Nemeus formaram aquele que pode ser considerado o primeiro calendário esportivo, cujas competições motivavam milhares de participantes e de espectadores.

Atualmente, com atividades que exigem cada vez mais esforço intelectual, a tendência do homem é levar uma vida sempre mais sedentária, sem grandes deslocamentos ou movimentos físicos, para sobreviver. Tal modo de vida faz com que procure, com maior frequência uma forma de compensação, por meio das atividades esportivas, que tem ocupado cada vez mais o tempo de lazer do homem moderno, levando-o a uma vida mais agitada e saudável por meio do esporte.

O conceito de turismo esportivo descreve um segmento constituído por programas e atividades com fins específicos de promover a prática de esportes por amadores ou profissionais, sendo uma atividade tradicional no tempo livre e de férias. Contando ainda com a incorporação de novos esportes, sobretudo os de aventura.

As principais modalidades que se incluem dentro do turismo esportivo, praticadas no Paraná, estão divididas nos meios ar, terra e água:

Ar: vôo livre com suas derivações; vôo motorizado c/suas derivações;

Terra: cicloesportes com suas derivações; corrida de aventura;

Água: surf e suas derivações; uso de embarcações marítimas e fluviais com suas variações; pesca esportiva de superfície e sub-aquática (sujeita a normas, licenças e permissões que adotadas pelas autoridades competentes);