TURISMO RELIGIOSO

 

 

logo religioss

 

 

  “O Turismo Religioso configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas”. (Ministério do Turismo)

 
Turismo Religioso no Paraná

No Paraná o segmento vem crescendo, principalmente pela grande religiosidade de seu povo, dentre os 2.415 atrativos listados pela Paraná Turismo, 299 fazem parte do segmento de Turismo Religioso, sendo o 3º segmento mais procurado pelos turistas no Paraná, identificada a partir de quatro matrizes de tradições religiosas: Oriental, Indígena, Africana e Ocidental.

Na Matriz Oriental encontramos religiões que aprofundaram a necessidade e importância do autoconhecimento e das práticas meditativas. Na Indígena, estão as tradições nativas do Brasil e de outros países, em seus rituais e mitologias, não há divisão entre sagrado e profano, pois toda vida é considerada sagrada. Na Africana estão grupos religiosos e tradições originadas na África, que se mesclaram e tornaram-se fortes fatores de resistência à escravidão, como o Candomblé e a Umbanda.

As expressões religiosas da Matriz Ocidental, inseridas no Paraná são elementos que manifestam crenças e formas peculiares de adoração e festejos, tornando-se a matriz mais representativa do Estado, com um grande número de atrativos turísticos; como eventos, santuários e monumentos. Neles, pode-se observar a busca espiritual e a prática religiosa, a partir: da realização de peregrinações e romarias; participação em retiros espirituais; participação em festas e comemorações religiosas; contemplação de apresentações artísticas de caráter religioso; participação em eventos e celebrações relacionados à evangelização de fiéis; visitação a espaços e edificações religiosas (igrejas, templos, santuários, terreiros); realização de itinerários e percursos de cunho religioso, entre outros.

Paraná Turismo constituiu, pela Portaria 002/2018, a Comissão do Ano Estadual do Turismo Religioso, fixando assim 2018 como o Ano Paranaense do Turismo Religioso. Além disso, foi criado por meio da Resolução Conjunta SEDEST/PARANATUR Nº 014/2020 o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, sob a coordenação da Paraná Turismo, tem como finalidade promover estudos e medidas de estímulo com vistas ao fomento do Turismo Religioso no Estado do Paraná, por meio do estabelecimento da política pública para o setor, servindo de canal de comunicação entre instituições que o formam e a sociedade, desenvolvendo ações na área de gestão, qualificação e de promoção. O GT- Turismo Religioso poderá convidar para participarem das reuniões, representantes de outros órgãos públicos ou privados, técnicos e/ou especialistas autônomos, bem como representantes dos Escritórios Regionais, visando incrementar conhecimentos e ampliar as discussões, na condição de colaboradores, em caráter consultivo.

 
GT - Grupo de Trabalho

Desde 2018, o Grupo de Trabalho realiza o Fórum Paranaense de Turismo Religioso cuja sede do evento varia de cidade a cada ano. As cidades que se interessarem em ser a próxima sede desse evento, precisam fazer a solicitação formalmente no e-mail paranareligioso@gmail.com.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/forumturismoreligioso

E-mail: forumturismoreligioso@fecomerciopr.com.br

 

CONTATO: paranareligioso@gmail.com