TURISMO RURAL

 

turismo rural

 

 

“Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.” (Ministério do Turismo)

A experiência pioneira de Turismo Rural no Brasil começou em Lages – Santa Catarina, no ano de 1986, na Fazenda Pedras Brancas.

Em 1992 o Paraná dá seus primeiros passos rumo a sua implantação, quando a sede de uma propriedade agrícola cafeeira recebe seus primeiros hóspedes. Foi assim que a Pousada das Alamandas, no município de Rolândia, transformou-se numa das pioneiras do gênero no estado. Em junho/92, no Distrito de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, região dos Campos Gerais aconteceu a primeira cavalgada na Fazenda Cainã. Esta propriedade sedia a Pousada Cainã que oferece diversas atividades como: mountain-bike, caminhadas ecológicas, colônia de férias, treinamento para empresas, alojamentos para cavalos e as cavalgadas em diversos percursos, por um trecho do histórico Caminho do Viamão.

O crescimento da demanda por lazer no espaço rural tem exigido do trade adoção de marketing que nem sempre condiz com o conceito e classificação das atividades como Turismo Rural. Atualmente se tem procurado deixar mais claro que o Tur.Rural é mais fidedigno quando estiver atrelado alguma produção agropecuária, ou ainda, que sua produção primária esteja associada ao turismo na oferta de produtos, sejam alimentícios e/ou artesanatos.

O Governo do Estado do Paraná promulgou no ano de 2006, a Lei Estadual do Turismo Rural na Agricultura Familiar, que conceitua a atividade turística desenvolvida pelos agricultores familiares.

Em 2007, as Secretarias de Estado da Agricultura e do Turismo assinaram um Termo de Cooperação Técnica para elaboração e execução do Programa de Turismo Rural do Paraná.

Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater  se insere no debate em âmbito nacional, como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, PRONAF, o qual desde 2003 contempla as atividades do turismo como uma importante estratégia para o desenvolvimento local e inclusão social.

 
 Caminhadas na Natureza

Desde 2008, a SEAB, em conjunto com a EMATER, coordena o Projeto Caminhadas na Natureza com o apoio da Anda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas, Esportes Populares e Inclusão Social) e parceria desde 2013 com a PARANÁ TURISMO. Compreendem esforços no desenvolvimento de caminhadas que incluam as atividades da agricultura familiar em seus roteiros.

Entendido como um instrumento capaz de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, o seu desenvolvimento está condicionado à sua inserção em um contexto que reforce e privilegie os valores éticos, econômicos e culturais dos agricultores familiares, oportunizando a permanência dos agricultores familiares no meio rural por meio da geração de trabalho e renda.

Nestes últimos dois(2) anos o número de eventos tem sido mais de cem(100), realizando-se num único dia, chegando a ter de 200 a 900 participantes. É intenção da PARANÁ TURISMO selecionar algumas dessas Caminhadas por critérios objetivos em comum acordo com a EMATER e estruturá-las como roteiros ou circuitos permanentes, com sinalização turística, melhorias estruturais e capacitação aos produtores que aderirem.

Diversas regiões paranaenses têm implantadas atualmente atividades ligadas aos Espaços Rurais, conforme a conceituação pertinente e como agregador de renda à atividade principal, seja ela agrícola ou pecuária. Alguns roteiros, rotas ou circuitos tem oferecido serviços em estruturas das simples até mais completas, podendo citar alguns:

Caminhos de Guajuvira em Araucária: http://www.araucaria.pr.gov.br/22096/

Caminho do Vinho - Colônia Mergulhão em São José dos Pinhais, http://www.sjp.pr.gov.br/turismo

Circuito de Turismo Rural de São Luiz do Purunã em Balsa Nova, www.balsanova.pr.gov.br

Circuito Italiano de Turismo Rural em Colombo, www.circuitoitaliano.com.br; www.colombo.pr.gov.br

Circuito de Turismo Rural Verde Que Te Quero Verde em Campo Magro,
www.campomagro.pr.gov.br/turismo-rural

Circuito Sabiá - Turismo na Agricultura Familiar em Matelândia,
http://turismo.matelandia.pr.gov.br/site/categoria/1/2

 

Atuando desde 1997 o Projeto Anda Brasil tem o apoio da Federação Francesa de Esportes Populares (FFSP) e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV).

Maiores informações: http://www.andabrasil.com.br e http://www.seab.pr.gov.br, http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=239