Estado estreita relação com Associação Comercial do Paraná para aumentar fluxo turístico de Curitiba

24/04/2023 - 14:49

Entre as propostas estão a participação das empresas de Curitiba nas feiras, divulgação do comercio local e a incorporação da programação de eventos da cidade no calendário de turismo do Paraná.

A presença das empresas sediadas em Curitiba nas feiras e eventos de negócios foi o ponto alto da reunião que aconteceu durante a semana, entre a Secretaria de Estado do Turismo (SETU – PR) e a Associação Comercial do Paraná (ACP). O encontro deu segmento à interlocução com várias instituições e entidades para alinhar as ações e projetos em andamento na Pasta.

Especificamente, resultaram no estreitamento das relações entre o Governo do Paraná e a iniciativa privada, além da abertura do leque de parcerias, considerando a reciprocidade de interesses em aumentar o fluxo turístico na capital paranense.

Para o secretário Marcio Nunes, a aproximação com a Associação Comercial do Paraná é fundamental, tendo em vista que a entidade agrega todo o comercio de serviço do Estado e possui um departamento exclusivo para tratar do turismo. “Estamos implantando uma gestão integrada para os assuntos em comum”, detalha.

Segundo o secretário, os dados e movimentações que a entidade faz vão dar suporte para campanhas futuras de divulgação e desenvolvimento do turismo de maneira sustentável. “Essas experiências deram certo em destinos importantes e com certeza dará bons frutos em Curitiba. Teremos um diálogo mais próximo e de resultados.”, concluiu.

PARCERIA – Na mesa com a ACP, sentaram os diretores de Promoção, Qualificação e Inovação Turística, Fabio Skraba e o de Gestão e Inteligência Turística, Marcelo Martini, da SETU – PR, juntamente com o presidente da Associação, Antonio Gilberto Deggerone.

De acordo com o diretor Marcelo Martini, entre as propostas apresentadas na reunião com a ACP estão a participação das empresas de Curitiba nas feiras para divulgar o comercio local e a incorporação da programação de eventos da cidade no calendário de turismo. “Essas ações aumentam, substancialmente, as expectativas de desenvolvimento do setor e, consequentemente, o fluxo turístico na capital do Estado”.

Fabio Skraba destacou que dar volume na participação dos estabelecimentos comerciais curitibanos em feiras, e a divulgação do calendário de eventos coloca toda essa gama de atrativos nas prateleiras do mercado. “Curitiba é conhecida pela grande diversificação e qualidade da sua gastronomia, bares e meios de hospedagem”, ressalta o diretor.  “O que pretendemos é ofertar mais visibilidade e estender essas oportunidades de divulgação para toda a cadeia empresarial”.

GESTAO INTEGRADA – Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP, entende que gerir o turismo da forma proposta pela Secretaria de Turismo vai tornar o setor mais competitivo. “Essa conexão entre estado e iniciativa privada, onde cada um dá a sua parte, vem de encontro a nossa política de atuação. O turismo do Paraná tem uma grande representatividade na economia do País e somando esforços pode melhorar ainda mais os índices paranaenses no mundo todo”.

O presidente acrescenta que o turismo pode gerar muito para a economia da cidade e do estado, em termos de serviço e produtos. “Todos agregados movimentam uma cadeia intensa, de hotelaria, meio de transporte, comunicação, mão de obras e outros. E, alem disso, visitantes trazem sempre novidades, contribuem com conhecimento, informações e trazem mais alegria nos ambientes que frequentam”.

instagram           Facebook