Secretário de Estado do Turismo - Marcio Nunes

Marcio Nunes

Márcio Nunes

Natural de Campo Mourão, Marcio Fernando Nunes é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão na gestão 1996-2000.Também foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR.

Em janeiro de 2011, assumiu a presidência do Instituto das Águas do Paraná, onde implantou programas importantes para o desenvolvimento do interior do estado, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias paranaenses. Posteriormente em 2018 assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Um órgão pioneiro no país voltado à busca de harmonia entre recursos naturais, empreendimentos e a sociedade. Unificou diversos institutos ambientais do estado em um único – o Instituto Água e Terra (IAT), agilizando processos e cortando a burocracia. Reforçou as ações do Estado para a preservação ambiental e da biodiversidade. Programas como Paraná Mais Verde, Rio Vivo, Parques Urbanos e Pró-Fauna, dentre outros, colocaram o estado em destaque no Ranking de Competitividade dos Estados (primeiro lugar em sustentabilidade ambiental) e em estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 01 de março de 2023 assumiu a Secretaria de Estado do Turismo.

Eleito deputado estadual em 2014 com 45.105 votos, pelo PSC, atuou junto ao Governo do Estado para o desenvolvimento do agronegócio, do comércio e da indústria nas cidades do interior. Abraçou as causas das lideranças empresariais, comerciais, comunitárias e políticas, sempre colocando em pauta os compromissos assumidos. Com o bom desempenho em seu primeiro mandato, ganhou a confiança dos paranaenses e foi reeleito em 2018 com 59.192 votos, pelo PSD. Seu terceiro mandato foi conquistado em 2022, com 126.006 votos, pelo PSD.