Estado leva conselheiros do Cepatur para a recepção dos cruzeiros em Paranaguá

Essa foi a 11ª semana da temporada. Desde o dia 1º de dezembro, mais de 15 mil passageiros e tripulantes desceram da embarcação para desfrutar dos atrativos turísticos da região litorânea. Os conselheiros visitaram os receptivos montados pelo Governo do Estado.
Publicação
02/02/2024 - 18:32
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria do Turismo promoveu nesta sexta-feira (02) uma reunião extraordinária do Conselho Paranaense do Turismo (Cepatur) em Paranaguá, no Litoral do Estado. O encontro ajudou a apresentar aos conselheiros o sistema de embarque e desembarque do cruzeiro da MSC que atraca toda semana no Paraná. Essa foi a 11ª semana da temporada. Desde o dia 1º de dezembro, mais de 15 mil passageiros e tripulantes desceram da embarcação para desfrutar dos atrativos turísticos da região litorânea.

Antes do encontro, os conselheiros visitaram os receptivos montados pelo Governo do Estado, em parceria com a Adetur Litoral. Eles estão na praça Mário Roque, onde todos os municípios do Litoral têm a possibilidade de vender seus atrativos, e no Complexo Mega Rocio, onde funciona a duana para o check-in e check-out dos passageiros que embarcam e desembarcam no navio. 

Segundo o secretário do Turismo e presidente do Conselho, Marcio Nunes, a reunião ajudar a levar mais informações aos conselheiros sobre a importante rota de cruzeiros, que já está confirmada para as próximas duas temporadas de verão. Segundo ele, a parceria com a MSC mudou a cara do Litoral, garantindo fluxo de turistas nacionais e estrangeiros todos os finais de semana.

“Nós estamos no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica e precisávamos apresentar esse espaço para o mundo. Hoje vemos estrutura de translado, carros de aplicativo, barcos em direção para a Ilha do Mel, novos restaurantes, agências de viagem e empresários empolgados”, disse. "O turismo agita a economia, é um setor dinâmico e essencial para aliar preservação da natureza e geração de empregos"

A reunião aconteceu na sede do Porto de Paranaguá e foi seguida de uma palestra do presidente da Associação Brasileia dos Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz. Segundo ele, um navio de cruzeiros na alta temporada gera cerca de 9 mil empregos em diversas frentes, dentro e fora da embarcação. “Isso induz a economia. O barqueiro melhora seu transporte, o taxista também, o proprietário de restaurante se mobiliza, e assim é com os comerciantes de todo o entorno do porto onde o navio atraca”, destacou.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, recepcionar uma reunião do Cepatur foi importante para dinamizar o serviço de recepção de turistas no Litoral. "Foi uma reunião importante para discutir os avanços para o turismo no Litoral, em especial com relação aos navios de passageiros e a conquista que estamos tendo com esse segmento", disse.

CONSELHO – O Conselho Paranaense de Turismo, criado pela Lei nº 5.948, de 27 de maio de 1969, é um órgão colegiado de caráter deliberativo com a finalidade de formulação, avaliação, coordenação e direção da Política Estadual de Turismo. Ele é constituído por representantes de outras secretarias e entidades do Estado, universidades, Itaipu Binacional, associações ligadas ao setor, federações do setor empresarial, técnicos das Regiões Turísticas e das prefeituras.

O secretário do Planejamento do Estado, Guto Silva, que também é conselheiro, defendeu a criação em conjunto de um plano de trabalho para o Litoral. “Proponho a discussão de um planejamento a longo prazo para o desenvolvimento do Litoral, em especial de Paranaguá, para que esse avanço que vem junto com o turismo seja incorporado na matriz econômica do Estado”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), José Alceu Rigon, destacou que no próximo ano os comerciantes vão colher frutos positivos das oportunidades dessa temporada. “Encontramos uma grande estrutura para recepcionar os turistas e isso só tende a melhorar nos próximos anos. Os comerciantes contam com estandes bem sinalizados, amplos e propícios para a venda de seus negócios”, disse.

Diretor técnico do Sebrae Paraná, César Risseti elogiou a conquista do Governo do Paraná com a rota de navios. “Vimos o esforço do Estado para capacitar os agentes que recepcionam os turistas e o que presenciamos nesta sexta foi uma recepção com nível de aeroporto internacional, em um ambiente climatizado, limpo e seguro”, destacou.

CRUZEIRO – O navio Lírica atraca toda sexta-feira no Porto de Paranaguá, permitindo embarque e desembarque de passageiros. Durante todo o dia, passageiros e tripulantes, já em trânsito, podem descer da embarcação e desfrutar de pontos turísticos do Litoral. O navio atraca no Paraná até o dia 08 de março e já possui vendas abertas no seu site pata as duas próximas temporadas de verão.

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS