Importante rota do turismo religioso ganha nova sinalização para fomentar o turismo regional

Ao todo, foram instaladas 38 placas informativas ao longo de 600 km, um trajeto que passa por 10 municípios e oferta atrações em museus, Igrejas, restaurantes, hotéis, etc.
20/12/2023 - 17:26

A Rota do Rosário, caminho que percorre a região dos Campos Gerais e Norte Pioneiro, recebeu nova sinalização em suas estradas. A instalação das placas foi finalizada nesta quarta-feira 20 e toda a ação foi intermediada pela Secretaria do Turismo do Paraná.
Os recursos, de R$251 mil, são oriundos de emenda parlamentar do Governo Federal e foram utilizados para nortear a rota turística em dez municípios: Arapoti, Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.
As placas, também instaladas nas rodovias, auxiliam na localização dos motoristas, além de convidá-los a conhecer os atrativos dessa importante rota que fomenta o turismo religioso no estado. A Rota do Rosário foi lançada em 2008, por Dom Fernando José Penteado  – Bispo Emérito da Diocese de Jacarezinho –  Párocos e Reitores de Igrejas e Santuários.
Para o Secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, essa rota aquece ainda mais as atividades da região. “Quando o turista vem conhecer a Rota do Rosário por motivação religiosa, ele também precisa se alimentar, pode precisar de um hotel para descansar. Então, estruturar esse segmento é muito importante para nós e para as comunidades locais”, afirmou.
Ao todo, 38 placas informativas foram fixadas ao longo dos mais de 600 km que compõe o trajeto. A Coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria, Anna Vargas, alega que a nova sinalização mira um fomento ao turismo partindo da infraestrutura, principalmente em áreas rurais.
“Principalmente na estrada, onde às vezes a conexão com a internet não é das melhores, as placas ajudam na localização dos turistas e chamam atenção para esses pontos turísticos que estão ali, esperando visitantes”, disse.

ROTA DO ROSÁRIO - Ao todo, a rota percorre 17 municípios, das quais 10 deles estão registrados como pontos de paradas oficiais do trajeto. Neles, existem 21 atrativos que variam entre santuários, catedrais e museus. O trajeto se inicia em Piraí do Sul, com dois caminhos disponíveis: um sentido Ibaíti e outro rumo ao município de Tomazina.
Amanda Carolina Duarte, engenheira civil e residente técnica da regional de Jacarezinho, teve a oportunidade de realizar um trabalho de campo e participou da instalação das placas. Para ela, a nova sinalização terá um impacto positivo no turismo da região, facilitando a orientação dos visitantes e proporcionando uma experiência mais acessível. “Pode atrair um público mais amplo, fortalecendo o turismo e a conexão com o patrimônio religioso local”, disse.
O trajeto da Rota do Rosário atrai, todos os anos, romeiros e outros fiéis que aproveitam o percurso para conhecer os santuários e museus locais. A cidade de Bandeirantes, por exemplo, comemorou no dia 29 de setembro deste ano o aniversário de 11 anos da construção do Santuário de São Miguel Arcanjo, atraindo mais de 20 mil fiéis para a cidade, inclusa no percurso.
Ela é considerada uma das rotas religiosas mais longas do Brasil, ficando atrás apenas de trajetos como o Caminho Religioso da Estrada Real, entre Minas Gerais e São Paulo, que conta com cerca de 800 km. Além de devotos, o percurso paranaense atrai todos os anos ciclistas e outros entusiastas, que organizam passeios para percorrer a rota completa, com seus 651 quilômetros.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________