Programação turística no final de agosto tem sustentabilidade, dinossauros, gastronomia e fandango

Confira os principais eventos que aquecem o último fim de semana do mês no Paraná
23/08/2023 - 18:50

O último final de semana de agosto promete ser bem movimentado em todas as regiões turísticas do Estado, desde festival gastronômico, evento de sustentabilidade, fandango caiçara até atividades de aventura.

Já nesta quinta-feira (24/8) acontece em Maringá  a primeira edição do Festival SustentAção, evento gratuito que promove as práticas sustentáveis ligadas ao meio ambiental, social e de governanças. Com apoio da Setu, o encontro é uma oportunidade àqueles que entendem a importância da comunicação e do turismo como importantes agentes e ferramentas às mudanças e cuidados com o planeta.

O evento acontece das 17h às 21h no Sicredi Dexis, na Avenida Paraná, 891 Zona 7, em Maringá. Informações e inscrições no site https://www.sympla.com.br/evento/festival-sustentacao-1-edicao/2115042

Já o  município de Pitanga, no coração do Paraná, recebe a 6° edição do Inverno Gastronômico, um evento que vai reunir o melhor da cultura e culinária local, aquecendo o turismo na região.

O evento faz parte do Projeto Estação Gastronômica, cujo objetivo é fomentar a cultura, história e gastronomia rural, valorizando o uso de produtos regionais na culinária. Além de fazer um resgate do saberes artesanais vindos da produção local e da cultura da população paranaense. Os visitantes poderão encontrar pratos salgados, doces, bebidas com e sem álcool; Artesanatos, flores e produtos vindos da agroindústria; Além de apresentações culturais.

O evento ocorre dos dias 25 (sexta-feira) a 27 (domingo) de agosto no Centro de Eventos Miguel Adur Filho (também conhecido como Centro de Eventos do Parque do Lago), na Rua Benjamin Constant, 584. Para mais informações, acesse: https://www.facebook.com/PrefeituraPitanga/?locale=pt_BR

DINOSSAUROS - Cruzeiro do Oeste sedia a 2ª Edição do Vale dos Dinossauros, exposição temática repleta de réplicas animatrônicas e ambientes ornamentados, promovendo turismo, diversão e entretenimento. O evento vai de 24/08 até 07/09, sempre das 8h às 22h no Parque de Exposições Jayme Canet Jr.

FANDANGO NO LITORAL  - A tradicional Festa do Fandango promove debates e divulga um pouco mais da cultura que vive entorno desse ritmo musical típico do litoral do Estado. Além de levantar questões relacionadas a preservação desse movimento cultural que resiste ao tempo, mantendo suas origens.

A programação inclui exposições, rodas de conversa, palestras, mesas redondas, oficinas, conferências e claro, apresentações de danças e músicas típicas do fandango, registrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como um bem imaterial brasileiro.

O evento ocorre dos dias 25 (sexta-feira) a 27 (domingo), na Praça Cyro Abalem na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. Para mais informações, acesse: https://www.facebook.com/FandangoParanagua/

CAMINHADA E CIRCUITO CICLÍSTICO  - No domingo (27), Juranda promove a 2° edição da Caminhada Internacional na Natureza Circuito Sanga Funda, que promove aos amantes de trilhas uma experiência única em meio a natureza, com diversas atividades ao ar livre.
A concentração para o circuito está marcada para as 8h na Comunidade Sanga Funda, onde os participantes serão recepcionados com um café da manhã (mediante pagamento). A caminhada segue por um trajeto de 12 km, passando por belas trilhas, estradas e paisagens deslumbrantes, proporcionando aos turistas e visitantes momentos únicos em meio à natureza.

A participação é gratuita, porém exige inscrição prévia. Os participantes também são convidados a levar 1 litro de leite ou 1 kg de alimento não perecível, que serão destinados à uma ação solidária. Para mais informações e inscrições, acesse: https://www.juranda.caminhadas.info/

Por fim, a cidade de Santa Fé recebe tambem no domingo a 4° Edição do Desafio Solidário Endorfina MTB, que contará com a participação voluntária dos membros e colaboradores, convertendo a renda arrecadada em ações para o Centro de Promoção Humana do Asilo de Santa Fé.

Ao todo, o desafio contempla três percursos de 20, 35 e 50 km respectivamente. Propondo aos participantes uma ótima opção de atividade física aos amantes do ciclismo e ciclo turismo, além de destinar recursos em prol de uma ação social.

A concentração para o evento acontece no Estádio Municipal Ettore Roncaglia, onde serão entregues os kits (adquiridos separadamente) e os participantes também poderão tomar um café da manhã. A largada será as 8h. Para mais informações e inscrições, acesse:  https://www.sympla.com.br/evento/4-desafio-solidario-endorfina-mtb/2000964