Setor do turismo criou 6,7 mil empregos formais no Paraná em 2023

A região da Rotas do Pinhão (Grande Curitiba e Campos Gerais) contratou 2.578 pessoas para o setor em 2023, seguida pela região denominada Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, com 1.179. O Norte do Paraná aparece em terceiro lugar com 755 novas contratações.
Publicação
06/02/2024 - 15:11
Editoria

O turismo paranaense foi responsável pela ocupação de 6.728 pessoas no mercado de trabalho formal do Paraná em 2023. Os dados foram compilados pela Secretaria de Estado do Turismo através do SiTU (Sistema de Inteligência Turística), com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os setores de alimentação e hospedagem foram responsáveis por mais da metade das contratações com carteira assinada, englobando 74% do total de vagas. Foram 3.709 contratações formais para o ramo da alimentação e 1.283 para os serviços voltados à hospedagem. Outros setores expressivos foram transporte rodoviário, com 453 contratações formais, e as atividades desportivas e recreativas, com 425 vagas preenchidas com carteira assinada.

A região da Rotas do Pinhão (Grande Curitiba e Campos Gerais) contratou 2.578 pessoas para o setor em 2023, seguida pela região denominada Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, com 1.179. O Norte do Paraná aparece em terceiro lugar com 755 novas contratações. Ainda de acordo com o relatório, a maioria das contratações no setor é do sexo masculino (56%), contra 44% do sexo feminino.

Segundo o secretário do Turismo, Marcio Nunes, os números comprovam a recuperação do setor pós-pandemia e estão dentro dos bons resultados da geração de emprego do Estado. “O turismo paranaense está se destacando cada vez mais porque o governador Ratinho Junior colocou o setor na prateleira de cima, apostando no turismo como fonte de emprego e renda”, destacou. "E no final do ano tivemos a estreia da temporada dos cruzeiros, movimentando muito o Litoral. Nossa expectativa é melhorar ainda mais esses números em 2024".

Todos os setores da economia tiveram resultados positivos na geração de empregos do ano passado, com destaque para o macro setor de serviços, que respondeu por 59% de todas as vagas criadas no ano, com 51.824 novos postos. O comércio vem na sequência, com saldo de 16.684 vagas, seguido pela construção (8.568), indústria (7.162) e agropecuária (3.363). O Paraná fechou o ano de 2023 com a abertura de 87.599 novas vagas de empregos formais, resultado que consolida o Estado como o maior empregador da região Sul e o quarto maior do País.

SITU – O Sistema de Inteligência Turística reúne, em um único portal, informações com dados sobre diversas áreas do turismo paranaense, com base em números lançados por órgãos competentes em cada área. Lançado no ano passado pela SETU, tem o objetivo de compilar informações essenciais para pesquisas e elaboração de políticas públicas.

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS