Setu lamenta morte de seu diretor Jacó Gimennes

Ex-presidente da Paraná Turismo e criador da Rede de Turismo Regional (Retur), era um dos principais entusiastas do segmento no estado
Publicação
27/10/2023 - 11:26
Editoria

A Secretaria do Turismo do Paraná, por meio de sua diretoria e servidores, lamenta o falecimento de Manoel Jacó Garcia Gimennes, diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da pasta, na manhã desta sexta-feira (27/10). Aos 71 anos, “Professor Jacó”, como era conhecido, foi vítima de uma infecção pulmonar severa e morreu Hospital NS das Graças, nas Mercês., onde estava internado, deixando viúva Wanda Pille e os filhos Emanuel e Maria Henriqueta, além de quatro netos.

“Jacó era um companheiro de longa data e sem dúvida o maior entusiasta do turismo paranaense e da regionalização do setor no estado, além de um incentivador da profissionalização na área. Com o aval do governador Ratinho Junior, fomos buscá-lo este ano para colaborar com a reestruturação do turismo paranaense. Jacó nos deixa precocemente, mas seu legado é para sempre – bem como a semente de entusiasmo que deixou plantada aqui na Setu-PR”, disse o secretário Marcio Nunes.  

Nascido em Franca (SP) em 17 /02 /1953, Jimennes era Cidadão Honorário do Paraná – título concedido pela Lei Nº 15666/2007.

Em 1969, com a notícia da criação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), transferiu residência para o Paraná. Em 1971, ingressou na UEM no curso superior em Licenciatura em Química, colando grau de 1974. Já em 1975 ingressou como docente na própria UEM, onde foi chefe de Departamento de Química (1976 a 1980), diretor do Centro de Ciências Exatas (1980 a 1982), pró-reitor de Ensino e Pesquisa (1982 e 1983) e vice-reitor (1986 a 1990), tendo se aposentado como professor adjunto em 2004. 

Nos anos de 1984 e 1985, atuou em Curitiba na Secretaria de Estado da Educação como Coordenador do Centro de Ciências do Paraná – PADCT / SPEC, onde proferiu palestras e cursos em todas as regiões do Paraná, tendo como destaque as Feiras Escolares de Ciências e seus projetos. 

No período de 1990 a 1992, implantou e presidiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (FADCT), que viabilizou a instalação do Campus de Goioerê da UEM. 

Em Campo Mourão, foi Secretário da Indústria, Comércio e Turismo no período de 1994 a 1997 e assessor de Desenvolvimento junto a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM). Em 1996, criou em Campo Mourão o Instituto de Cultura e Desenvolvimento, instituição que presta serviços em Educação Empreendedora, Gestão Municipal e Negócios do Turismo. Ainda em Campo Mourão, presidiu o Conselho Municipal de Turismo e coordenou o Processo de Municipalização do Turismo, com a conquista do Selo Ouro junto ao Governo do estado do Paraná.

Em 2003, criou a Rede de Turismo Regional (Retur-PR), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)da qual era presidente. 

Em 2015, assumiu a Presidência da Parana Turismo, prestando também grande contribuição para o estado e deixando como legado o Masterplan – Paraná Turístico 2016-2026.

Na segunda gestão do governador Ratinho Junior, em 2023, foi convidado pelo secretário Marcio Nunes para voltar ao Governo do estado e assumir uma diretoria na pasta o Turismo.

O corpo será velado em Maringá, onde será cremado.

GALERIA DE IMAGENS