Governo divulga pesquisa que aponta otimismo das gestões municipais com o turismo

Trabalho da Secretaria do Turismo foi apresentado durante a Expoturismo, em Curitiba. Levantamento também mostra o nível de engajamento das prefeituras com o desenvolvimento de estruturas para o setor.
08/03/2024 - 15:49

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) divulgou nesta sexta-feira (8) os resultados de uma pesquisa que busca identificar desafios dos municípios, práticas e oportunidades de melhoria da gestão no setor, a fim de fortalecer o turismo regional. Denominado Pesquisa de Gestão Pública Municipal no Paraná, o trabalho foi apresentado durante a Expoturismo Paraná 2024. A feira acontece em Curitiba.

Além de identificar os desafios, a pesquisa também mostra a expectativa dos gestores locais para 2024, a percepção do impacto da atividade turística no desenvolvimento e a importância do turismo para o atingir de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O levantamento foi feito entre os dias 20 de outubro e 30 de novembro de 2023 e abrangeu 125 municípios, pertencentes às 18 Regiões Turísticas. As que tiveram maior número de participantes foram Vales do Iguaçu (com 23 municípios envolvidos na pesquisa), seguido de Encanto dos Ipês (12 municípios) e Vale do Ivaí (10 municípios). O levantamento usou a metodologia survey online, abordagem com formulários digitais.

O trabalho mostra que 29,9% dos municípios possuem um turismólogo na equipe de gestão, 67,2% têm o turismo contemplado no Plano Diretor, 54,4% contam com Lei Municipal de Turismo e 53% possuem plano de ações para o setor. A pesquisa também revela que 41,6% das cidades têm um inventário turístico e 14,4% um plano de marketing.

Outro destaque é que 82,4% dos municípios estão incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo.

"Os resultados apontaram que a maioria dos municípios está se articulando com relação aos instrumentos de gestão. A maioria tem Conselhos Municipais e órgãos oficiais de turismo ativos, bem como planos de ação elaborados”, explicou o coordenador de Inteligência e Estratégia da Secretaria do Turismo, Yure Lobo. “Outro destaque é a interação dos municípios com as Instâncias Regionais de Turismo”.

O município de Mallet, no Centro-Sul do Estado, foi um dos participantes da pesquisa. De acordo com a secretária da Cultura e Turismo da cidade, Maria Margarete Szinvelski, o trabalho ajuda os municípios a conhecerem a realidade uns dos outros, o que facilita perceber em que pontos estão errando ou acertando. "É uma forma de enxergar como está o Estado como um todo e isso é importante para analisarmos os sinais que muitas vezes não enxergamos", disse.

PESQUISA – A Pesquisa de Gestão Pública Municipal no Paraná também teve como conclusão que a maioria dos municípios (56,8% - 71 dos 125 participantes) está com boas expectativas para o ano de 2024 com relação às atividades do turismo nas suas cidades. Outros 20% demonstraram uma perspectiva excelente para este ano. Para 65,6% deles, o turismo está desempenhando um papel significativo no atingimento do ODS 3 (Saúde e Bem-Estar). Outros 52,8% reconhecem a contribuição do setor para implementar o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).

A respeito dos benefícios do turismo para suas cidades, 82,4% dizem que a atividade é benéfica para a economia local. Para 64,8% deles, o setor é bom para o desenvolvimento do município e da região. Outros 50,4% dos participantes acreditam que o turismo cria empregos para os municípios. Dos respondentes, 52% têm uma compreensão parcial da importância do setor na economia local e outros 39,2% compreendem essa relevância.

A pesquisa completa está no site da Secretaria do Turismo e também no SiTU (Sistema de Inteligência Turística do Paraná), plataforma interativa criada pela secretaria, onde é possível captar os dados de forma individualizada.