Programa do Estado estimula estudantes das redes municipais a valorizarem turismo regional

Objetivo do programa Turismo na Escola é que os alunos valorizem o turismo como fonte de riqueza, preservação da história e da cultura local, além do cuidado com o meio ambiente. Projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com as Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs).
17/01/2024 - 11:26

Capacitar professores da rede pública de ensino para incentivar a prática da atividade turística e desenvolver a cultura de lazer entre crianças e jovens. Esse é o objetivo do programa Turismo na Escola, ação desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com as Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e as prefeituras.

No ano passado, o programa impactou 1.370 alunos de oito escolas municipais da região turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado), com o desenvolvimento de 30 projetos na temática do turismo. Em 2024, a proposta é expandir a ação para outras Regiões Turísticas do Paraná.

“É uma ação que já vem mostrando resultados positivos. A ideia é que os jovens estudantes valorizem o turismo como fonte de riqueza, de preservação da história, da cultura e do meio ambiente”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Para a coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Ampére, Rosane Vasileski dos Santos, a criança ganha muito na sua aprendizagem quando desenvolve projetos que vão além dos muros da escola. De acordo com ela, todas as práticas envolveram não apenas alunos e professores, mas toda a comunidade escolar.

“Sempre abordamos turmas de 4º e 5º ano por serem maiores. Um dos pontos mais impactantes foi a produção do porco pizza, eleito prato típico do município de Ampére. Outra experiência bacana foi a visita à Cratera Vista Alegre, em Coronel Vivida, onde os alunos contaram para toda a comunidade escolar, depois do passeio, a história de formação dela e a importância desse ponto turístico”, afirma.

Ao invés da massa tradicional, a base do “porco pizza” é a carne de porco desossado. Este foi eleito o prato típico da cidade de Ampére em 2011. A atividade foi desenvolvida pela Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt. Segundo a diretora da instituição, Luciane Morandi Santolin, apresentar aos alunos o prato típico da cidade despertou nas crianças um senso de pertencimento, uma vez que, por meio de uma receita local, eles passaram a entender um pouco mais sobre a função do turismo regional, atraindo pessoas de fora que chegam à cidade em busca da iguaria.

“Para realizar o almoço com as crianças, houve uma grande interação entre a escola e as famílias que, por vezes, também não conheciam a história do porco pizza. Agora, os nossos alunos já sabem qual é o prato típico de Ampére e alunos de outros anos já ficaram ansiosos para experimentar o prato que representa a cidade”, complementa.

ECOTURISMO – Com cerca de nove quilômetros de diâmetro a cratera Vista Alegre está localizada no município de Coronel Vivida – é resultado da colisão de um meteorito com o solo há pelo menos 130 milhões de anos. Para ter acesso com segurança é recomendado contratar o serviço de um guia turístico.

A visita ao local foi dos estudantes da Escola Municipal José Arnoldo Dresch, também de Ampére. O local foi escolhido pela equipe de professores e coordenadores, com base nos conteúdos trabalhados em aula sobre formações geológicas semelhantes.

Rejane Alves dos Santos Hardt, coordenadora pedagógica da escola, conta que os alunos realizaram trabalhos manuais, como desenhos e maquetes, em dois momentos: um antes e outro após a visita ao local. O intuito era fazer uma comparação com as crianças sobre o que elas esperavam encontrar e o que de fato viram.

“A maioria dos alunos e dos pais não sabiam da existência da Cratera de Vista Alegre e ficaram impressionados com o passeio. Alguns alunos saíram de lá querendo levar os pais para conhecer, disseminando o conhecimento na família. Este projeto contribui muito para todos os envolvidos, pois é uma motivação para conhecer algo novo”, afirma.

TURISMO NA ESCOLA – No curso de capacitação ofertado pela Secretaria de Estado do Turismo, os professores e pedagogos tomam ciência da relevância do turismo para a economia local. Eles também conhecem a segmentação do setor e como ele pode ser trabalhado com os estudantes. É possível realizar projetos ligados ao ecoturismo, turismo cultural, religioso, étnico, náutico, de aventura, turismo de sol e praia, rural, de negócios e eventos, de esportes, e turismo técnico e cientifico.

Cada município vai desenvolver ações de acordo com o potencial da sua região. As IGRs descreverão o que será abordado com os estudantes através de seus planos de trabalho apresentados à SETU. Atualmente, a pasta estadual está na fase de diálogo com as 19 IGRs do Estado para analisar as propostas e selecionar a linha de atuação para este ano. Acesse: AQUI a Cartilha do Turismo na Escola e veja as segmentações do setor.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________