Aberto edital para seleção de municípios na Estratégia DTI Brasil

29/03/2023 - 11:13
Editoria

Serão selecionadas 10 cidades que receberão consultoria para planejar sistemas de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes. Setu conclama municípios paranaenses a se inscrever

O Ministério do Turismo (MTur) publicou esta semana o edital de seleção para participação na Estratégia Nacional DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) Brasil. A Pasta vai selecionar 10 cidades (sendo, pelo menos, uma de cada região do país) que receberão consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um Plano de Transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.

“É uma oportunidade única para os municípios paranaenses, por isso a Secretaria está alertando os prefeitos e secretários municipais de turismo para que se inscrevam”, disse o secretário do turismo, Marcio Nunes.

Os interessados podem se inscrever entre até o dia 21 de abril. Porém, de acordo com o edital, estão habilitados a participar apenas os municípios de categoria A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. “Daí a importância de todos os municípios paranaenses estarem inseridos no mapa, junto ao Ministério”, reforça o secretário.

ACESSE O EDITAL E OS ANEXOS PARA INSCRIÇÃO:  https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamadas-publicas-e-selecoes/chamadas-publicas-e-selecoes

Esta é segunda edição do projeto, que já foi realizado como piloto e selecionou 10 destinos – entre eles, Curitiba (cujo processo foi realizado em parceira com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae-PR e Fecomércio-PR).

O QUE É -  Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, sendo comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

As cidades que integrarão os DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

O acompanhamento e a avaliação do Projeto serão realizados por técnicos do MTur, que visitarão os municípios selecionados, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final de cada visita, um relatório conclusivo.

ETAPAS DO PROCESSO - A Estratégia se divide em dois ciclos:
•    o primeiro realiza um diagnóstico e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a transformar-se, de fato, em um destino turístico inteligente.
•    a segunda etapa do ciclo consiste em executar as ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

RESULTADO – A relação dos municípios habilitados e dos selecionados será divulgada no site do Ministério do Turismo a partir dos dias 10 de maio e 31 de maio de 2023, respectivamente.

DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES - Coordenadoria de Inteligência e Estratégia SETU/PR:
Contato: Yure Lobo  (yure.lobo@turismo.pr.gov.br). Fone: (41) 3304-7097

* * *
LEIA TAMBÉM: Municípios devem renovar o cadastro para continuar participando do Mapa do Turismo: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/municipios-devem-renovar-o-cadastro-para-continuar-participando-do-mapa-do-turismo

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

instagram           Facebook