Regiões Turísticas do Paraná

Paraná, 18 maneiras para você se surpreender!

As 19 Regiões Turísticas oferecem ao visitante uma estimulante jornada, seja qual for seu perfil. São elas: Águas do Arenito Caiuá - Caminho das Águas - Campos Gerais - Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu - Cinturão Verde - Ecoaventuras Histórias e Sabores - Encanto dos Ipês - Encontro de Águas e Biomas - Entre Matas, Morros e Rios - Litoral do Paraná - Norte do Paraná - Norte Pioneiro - Riquezas do Oeste - Rotas do Pinhão - Sul do Paraná - Terra dos Pinheirais - Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

E é essa diversidade cultural e geográfica que faz do Paraná um Estado muito visitado e o coloca em posição altamente requisitada por brasileiros e estrangeiros. Aqui, cada região apresenta encantos especiais com surpresas que conduzem todos os seus visitantes a viagens inesquecíveis. Deixe-se seduzir por essas terras. Seja qual for o seu estilo, você vai se surpreender!

Vales do Iguaçu Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu Riquezas do Oeste Caminho das Águas Cinturão Verde Ecoaventuras, Histórias e Sabores Encontro das Águas e Biomas Águas do Arenito Caiuá Encanto dos Ipês Lagos e Colinas Entre Matas, Morros e Rios Valeu do Ivaí Norte do Paraná Terra dos Pinheirais Sul do Paraná Norte Pioneiro Campos Gerais Rotas do Pinhão Litoral do Paraná

      Campos Gerais

A característica principal da Região é o contraste entre os campos e as escarpas serranas. Cenários naturais de magia e beleza, com destaque para os arenitos de Vila Velha, as imensas furnas e o Cânion do Guartelá. No século XVIII, era passagem de inúmeros rebanhos de gado conduzidos por tropeiros, que pode ser revivida no Museu do Tropeiro, em Castro. A presença de imigrantes se faz notar no Parque Histórico de Carambeí, no Centro Cultural da Imigração Holandesa com seu Moinho, em Castro, onde também está a Colônia de Castrolanda, e ainda em Witmarsum, em Palmeira, percorrendo o Circuito da Colonização dos Imigrantes Europeus. Há espaço para o turismo de aventura, com a prática de rapel, rafting e trekking em Jaguariaíva, Tibagi e Sengés, e para o turismo de negócios e eventos, em Ponta Grossa, reforçando a economia regional e fortalecendo o turismo.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ARAPOTI
CARAMBEÍ
CASTRO
JAGUARIAÍVA
ORTIGUEIRA
PALMEIRA
PIRAÍ DO SUL
PONTA GROSSA
SÃO JOÃO DO TRIUNFO
SENGÉS
TELÊMACO BORBA
TIBAGI

 

 

      Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu

A exuberância do Parque Nacional do Iguaçu, com a beleza e a magnitude das Cataratas, atrai milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, assim como a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A cidade, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, possui muitas atrações naturais, culturais e de compras, além de excelente infraestrutura de serviços. O Lago de Itaipu, de Foz do Iguaçu a Guaíra, passando pelos municípios que o margeiam, compõe a Região que tem a água como uma de suas características, formando cataratas, rios e lago. Atrações de lazer, pesca, balneários de água doce; a cultura remanescente de alemães e italianos; o turismo em áreas naturais, como no Parque de Ilha Grande; o turismo cultural e o cicloturismo completam o cenário. Tudo isso vivenciado em passeios que despertam os sentidos: apresentações culturais, os cheiros da gastronomia, as músicas e sons da natureza, os pratos típicos e os produtos regionais num lugar único!

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

CÉU AZUL
DIAMANTE D'OESTE
ENTRE RIOS DO OESTE
FOZ DO IGUAÇU
GUAÍRA
ITAIPULÂNDIA
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
MATELÂNDIA
MEDIANEIRA
MERCEDES
MISSAL
PATO BRAGADO
RAMILÂNDIA
SANTA HELENA
SANTA TEREZA DO OESTE
SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU
TERRA ROXA

     

 

      Ecoaventuras, História e Sabores

São atrativos da Região as edificações religiosas e as peregrinações da Rota da Fé, principalmente a partir de Campo Mourão. A gastronomia, com diversos pratos típicos, tem na Festa do Carneiro no Buraco seu evento mais conhecido. Pousadas rurais e um dos mais expressivos equipamentos hoteleiros do estado, com fontes termais, são opções de descanso e lazer.  As cavalgadas proporcionam momentos agradáveis dentro do Turismo Equestre em diferentes municípios. São duas as suas unidades de conservação: a Estação Ecológica do Cerrado, em Campo Mourão, que desenvolve atividades em educação ambiental, e o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, refúgio de flora e fauna, com patrimônio arqueológico de comunidades jesuíticas espanholas. Igualmente histórico é o traçado do Caminho do Peabiru, proporcionando caminhadas, reflexões e contato com a Natureza.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ARARUNA
ALTAMIRA DO PARANÁ
CAMPO MOURÃO
CORUMBATAÍ DO SUL
ENGENHEIRO BELTRÃO
FÊNIX
GOIOERÊ
JURANDA
MOREIRA SALES
NOVA CANTU
RANCHO ALEGRE D'OESTE
TERRA BOA

 

 

      Entre Matas, Morros e Rios

A Região é marcada por estradas e caminhos históricos. Costumes dos tropeiros, cavalgadas e eventos tradicionais principalmente a partir de Turvo, Nova Tebas, Mato Rico e Manoel Ribas, onde também se pode vivenciar experiências em áreas indígenas e naturais. Vestígios do lendário Caminho do Peabiru, que ligava o Oceano Atlântico à Cordilheira dos Andes ainda se faz presente no entorno de Pitanga e Palmital. Fontes abençoadas, que marcam a passagem do Monge João Maria no Paraná, ajudam a conservar a tradição da fé popular nesse personagem lendário. Em Pitanga, repleta de belezas naturais, está o Marco Geodésico do Estado do Paraná e um museu, onde é possível conhecer a história local. Em Roncador, a hospedagem diferenciada e atividades de lazer estão à disposição dos visitantes.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

MANOEL RIBAS
MATO RICO
NOVA TEBAS
PALMITAL
PITANGA
RONCADOR
TURVO

 

 

      Litoral do Paraná

Chega-se à região de trem, pela ferrovia Paranaguá–Curitiba, que cruza a exuberante Serra do Mar; ou de carro, pela florida Estrada da Graciosa ou pelas rodovias BR-277 e BR-376. Berço da colonização portuguesa do estado, no litoral, há cidades históricas como Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá e belas praias nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, bem como em ilhas, como a do Mel, em Paranaguá, e a do Superagui, em Guaraqueçaba. Suas baías são propícias para a prática do turismo náutico e a Serra do Mar, com a magnífica Mata Atlântica, guarda cenários especiais para o ecoturismo e turismo de aventura. No turismo religioso destacam-se as festas em homenagem aos padroeiros, como a Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Pode-se, ainda, saborear o delicioso Barreado, provar-se a famosa cachaça de Morretes, a bala de banana de Antonina, as ostras especiais, da Estrada do Cabaraquara, em Guaratuba e outras iguarias de frutos do mar, como tainha, caranguejo, siri e ostra, acompanhados de farinha especial de mandioca.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ANTONINA
GUARAQUEÇABA
GUARATUBA
MATINHOS
MORRETES
PARANAGUÁ
PONTAL DO PARANÁ

 

 

      Norte do Paraná

A Região foi colonizada entre 1920 e 1950, devido a expansão da cafeicultura. Mas as atividades agropecuárias foram impulsionadas por japoneses, árabes, alemães, portugueses, italianos...Rolândia e Assaí destacam-se pela colonização e alemã e japonesa. Na Rota do Café, propriedades cafeeiras estão abertas ao lazer, com hospedagem e alimentação. Na Rota Sonho Lindo, pode-se visitar e usufruir de empreendimentos e atrativos. O turismo religioso tem expressão maior no Circuito das Capelas nas áreas rurais de Ibiporã e no Caminho Missionário da Madre Leônia. Em Londrina está o belo Lago Igapó e o Autódromo Internacional, além de Universidades, centros de pesquisas modelos em tecnologia, indústria e agropecuária, fortalecendo o turismo rural e o de negócios e eventos com destaque para a EXPOLONDRINA. A represa Capivara, em municípios como Primeiro de Maio, Sertaneja e Porecatu, é palco para equipamentos de lazer, hospedagem e eventos. Sapopema e São Jerônimo da Serra são propícios para a prática do turismo de aventura.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ALVORADA DO SUL
ARAPONGAS
ASSAÍ
CAMBÉ
CENTENÁRIO DO SUL
IBIPORÃ
JATAIZINHO
LEÓPOLIS
LONDRINA
PORECATU
PRIMEIRO DE MAIO
RANCHO ALEGRE
ROLÂNDIA
SÃO JERÔNIMO DA SERRA
SAPOPEMA
SERTANEJA
SERTANÓPOLIS
TAMARANA

 

 

      Norte Pioneiro

Essa Região foi uma das entradas para colonização do Paraná, nos primórdios dos séculos XIX. Entre os seus atrativos, destaca-se a Represa de Chavantes, conhecida como Angra Doce, com opções de hospedagem, em Ribeirão Claro e imenso potencial para o turismo náutico e de aventura. O Rio das Cinzas, em Tomazina, é outro destaque, assim como o Parque da Mina Velha, em Ibaiti, com antigas minas de carvão. O patrimônio cultural está representado por edificações religiosas, integrantes da Rota do Rosário, como a Festa de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, as pinturas de Eugênio Sigaud da Catedral Diocesana de Jacarezinho e o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, onde uma vinícola produz vinho canônico. As características produtivas e naturais da Região também favorecem o desenvolvimento de atividades no turismo rural e lazer, incluindo antigas fazendas produtoras de café que integram a Rota do Café.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ANDIRÁ
BANDEIRANTES
CAMBARÁ
CARLÓPOLIS
CORNÉLIO PROCÓPIO
IBAITI
ITAMBARACÁ
JACAREZINHO
JOAQUIM TÁVORA
RIBEIRÃO CLARO
RIBEIRÃO DO PINHAL
SANTA MARIANA
SANTO ANTÔNIO DA PLATINA
SIQUEIRA CAMPOS
TOMAZINA
WENCESLAU BRAZ

 

 

      Riquezas do Oeste

A pujança e riqueza da região destacam-se pelo desenvolvimento do agronegócio, com expressão maior no eixo Cascavel - Toledo, onde eventos como o Show Rural, EXPOTOLEDO e EXPOVEL fazem da tecnologia e da inovação um verdadeiro show. Eventos automobilísticos - arrancadões, provas de rally e fórmula truck, entre outros, são referências no circuito nacional e internacional, assim como os eventos culturais. O cultivo de flores sobressai-se em Corbélia e Maripá, no paisagismo e nos eventos. A ruralidade nos circuitos de Nova Aurora evidenciam as agroindústrias familiares e a piscicultura. Na gastronomia, o Porco no Rolete e outros pratos típicos são grandes atrações turísticas. A represa de Salto Caxias, em Capitão Leônidas Marques, propicia belas paisagens com opções de lazer, pesca e náutica assim como na represa do Baixo Iguaçu, onde os destaques são os condomínios de lazer às margens do rio Iguaçu.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ASSIS CHATEAUBRIAND
BRAGANEY
CAFELÂNDIA
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
CASCAVEL
CORBÉLIA
FORMOSA DO OESTE
IRACEMA DO OESTE
JESUÍTAS
MARIPÁ
NOVA AURORA
SANTA LÚCIA
TRÊS BARRAS DO PARANÁ
TOLEDO
TUPÃSSI
VERA CRUZ DO OESTE

 

 

       Rotas do Pinhão

Curitiba nos faz “viajar” pelo mundo. Seus monumentos, parques e praças são inspirados em diversas etnias. É modelo de planejamento urbano, transporte público e preservação ambiental. É famosa sua feira de artesanato aos domingos, bem como os museus Paranaense e Oscar Niemeyer. No seu entorno, o turismo rural, no Circuito Italiano, em Colombo, e no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, é imperdível. Balsa Nova, Piraquara, Tijucas do Sul, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Mandirituba oferecem pousadas, restaurantes, vinícolas e áreas de lazer imperdíveis. A lendária Lapa foi palco da Revolução Federalista e fez parte do Caminho das Tropas. Para quem procura turismo de aventura, há rafting, trekking e escaladas, nas escarpas da Serra do Mar e em exuberantes rios. Eventos esportivos e populares têm lugar nas represas, nas estradas rurais e no Autódromo Internacional de Pinhais. No Parque Ecoturístico São Luís de Tolosa, em Rio Negro, e no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, a espiritualidade e a ciência se fazem presentes.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ARAUCÁRIA
BALSA NOVA
CAMPINA GRANDE DO SUL
CAMPO LARGO
CAMPO MAGRO
CAMPO DO TENENTE
COLOMBO
CURITIBA
FAZENDA RIO GRANDE
LAPA
MANDIRITUBA
PINHAIS
PIRAQUARA
QUATRO BARRAS
RIO NEGRO
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
TIJUCAS DO SUL

 

 

     

    Sul do Paraná

Turismo religioso, rural, enoturismo, ecoturismo, visita a áreas naturais, turismo de negócios e eventos, náutico, cultural e histórico e turismo tecnológico-científico.A região se destaca pela produção da erva-mate. O turismo náutico é tradição na região que tem o Rio Iguaçu.Bituruna é conhecida como a Capital do Vinho paranaense e tem a maior estátua  de Santa do mundo. E logo na entrada da cidade um enorme garrafão de vinho. Em União da Vitória, o Morro do Cristo com a estátua do Sagrado Coração de Jesus, a segunda maior imagem de Cristo. São Mateus do Sul é a Terra da Erva Mate e conta com a Rua do Mate com uma caixa d’água em formato de cuia. A região conta com vários roteiros, como a Rota Sul das Cachoeiras, city tour, passeio de barco, o Roteiro Ucraniano Kalena em União da Vitória, a Rota do Vinho em Bituruna, o Caminho das Delícias e Aventura de Pinhão.  
                                           

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

ANTÔNIO OLINTO
BITURUNA

CRUZ MACHADO

GENERAL CARNEIRO

PAULA FREITAS

PAULO FRONTIN

PINHÃO

PORTO VITÓRIA

SÃO MATEUS DO SUL

UNIÃO DA VITÓRIA

sul_parana

 

 

      Terra dos Pinheirais

É uma região privilegiada com florestas de araucária, clima temperado, rios caudalosos e cultura rica e diversificada. Seu relevo propiciou a formação das famosas Cachoeiras Gigantes, em Prudentópolis. Às belezas naturais, somam-se as culturas ucraniana, polonesa, italiana e alemã. Destaque especial para os museus e igrejas ucranianas, a saborosa gastronomia, o artesanato refinado, a dança, a música e a arquitetura. O Roteiro Terra da Cevada, em Guarapuava, na colônia de Entre Rios, é uma atração diferenciada. Vale a pena conhecer os templos religiosos das diversas etnias, seus eventos culturais, grupos folclóricos e práticas artesanais. As agroindústrias também se destacam, assim como acolhedoras hospedagens em Fernandes Pinheiro, Irati, Rio Azul e Mallet - com sua fonte de água sulfurosa e o artesanato polonês.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

FERNANDES PINHEIRO
GUAMIRANGA

GUARAPUAVA

IMBITUVA
IRATI
INÁCIO MARTINS
MALLET
PRUDENTÓPOLIS
REBOUÇAS

RIO AZUL
TEIXEIRA SOARES

   

 

      Vale do Ivaí

A Região conquista os visitantes pela fé, belezas naturais, costumes e  cultura de cada um dos seus municípios. Concentra importantes santuários religiosos, como o de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, e o de Santo Expedito, em Apucarana, onde estão os parques da Bíblia e da Redenção, formando a Rota da Fé. Oferece, ainda, hospedagem e estruturas voltadas ao lazer e eventos. O Castelo Eldorado, em Marilândia do Sul, está disponível para visitas e eventos. Os recursos naturais e o setor agrícola favorecem as atividades de Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Pesca e Turismo de Aventura. Faxinal, Borrazópolis, Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Mauá da Serra oferecem atividade num novo Vale da Aventura. Em Mauá da Serra, Faxinal e Borrazópolis, estâncias e recantos convidam à convivência com a natureza. Rios, saltos e lagos complementam a oferta vinculada ao potencial hídrico regional.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

APUCARANA
BOM SUCESSO
BORRAZÓPOLIS
CAMBIRA

FAXINAL
IVAIPORÃ
JARDIM ALEGRE
LUNARDELLI
MARILÂNDIA DO SUL
MAUÁ DA SERRA
ROSÁRIO DO IVAÍ
SÃO JOÃO DO IVAÍ
SÃO PEDRO DO IVAÍ

 

 

      Vales do Iguaçu

A região apresenta forte influência das culturas italiana e alemã e é marcada por agroindústrias, reservas de araucárias, clima frio e pelas represas do rio Iguaçu, formando lagos propícios para o lazer e esportes náuticos. É privilegiada, ainda, por reservas indígenas, fontes de água hidrotermal – como as de Verê e Sulina - e pelo cultivo da uva, responsável pela presença de vinícolas e festas gastronômicas. Capanema e Salgado Filho são destaques na produção de queijos e embutidos, e, Francisco Beltrão e Pato Branco pelas inúmeras indústrias alimentícias, negócios de inovação e tecnologia e eventos agroindustriais.  Além das hidrelétricas, no rio Iguaçu em seu trecho no município de Capanema, atividades de aventura e eventos estão disponibilizadas no famoso Parque Nacional do Iguaçu. Destacam-se também os campos de Palmas com as usinas eólicas e o Marco Divisório entre Paraná, Santa Catarina e Argentina, em Barracão.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

AMPÉRE
BARRACÃO
BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU
BOM JESUS DO SUL
BOM SUCESSO DO SUL
CAPANEMA
CHOPINZINHO
CORONEL VIVIDA
CRUZEIRO DO IGUAÇU
DOIS VIZINHOS
FRANCISCO BELTRÃO
MANGUEIRINHA
MARIÓPOLIS
NOVA PRATA DO IGUAÇU
PALMAS
PATO BRANCO
PLANALTO
REALEZA
SALGADO FILHO
SÃO JORGE D’OESTE
SULINA
VERÊ

 

  

      Cinturão Verde

Fica em Cianorte uma das maiores florestas urbana do país: o Parque Municipal Cinturão Verde. Com 523 hectares de Mata Atlântica, a reserva abriga uma riquíssima biodiversidade. O parque  Com 523 hectares de Mata Atlântica, a reserva circunda toda a cidade e abriga uma riquíssima biodiversidade. Seu entorno conta com pistas de caminhada, que são um convite à prática de hábitos saudáveis em meio à natureza. Já no seu interior, a Trilha das Perobas e a Trilha do Arboreto permitem o contato dos visitantes com exemplares centenários da flora e promovem a educação ambiental.

Os amantes do meio rural encontram lindas propriedades, pesque e pague, pousada, camping, espaços de lazer, parques, pomares e, ainda, podem  acompanhar de perto a fabricação de queijos e o cultivo de flores de variadas espécies, entre elas orquídeas, rosas, cactos, suculentas, rosas do deserto, tango e áster. Tudo isso acompanhado por uma deliciosa comida caipira. Aqueles que gostam de um passeio radical encontram em Cianorte o cenário ideal. Cachoeiras e obstáculos que exigem coragem permitem práticas esportivas ao ar livre (como montanhismo, rapel, caminhadas ecológicas e passeios ciclísticos) e são facilmente encontrados na área rural e no Parque Municipal Cinturão Verde.

Compotas, caldos de carne, bolos, frutas, queijos, sucos de polpa, hortaliças e comida caipira são alguns dos produtos artesanais encontrados nos restaurantes, panificadoras, lanchonetes e Feira do Produtor presentes em Cianorte. Quem gosta de lanche, pode se deliciar com as variadas opções, famosas pelo tamanho e sabor, oferecidas pelas lancherias.

No Santuário Eucarístico Diocesano é possível apreciar obras do artista plástico Dirceu Rosa e a famosa ViaSacra, do escultor Aristeo Piovesan. Uma arquitetura singular também é encontrada na Casa da Memória, a primeira igreja de Cianorte. Na Paróquia Santa Rita de Cássia, há a imagem com oito metros de altura, a comercialização de produtos na Loja de Rita e a tradicional festa em louvor à santa. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a festa julina reúne milhares de pessoas. A religiosidade também está presente no Caminho da Cruz, na Associação Rainha da Paz; na Gruta Nossa Senhora das Dores, no distrito de Vidigal; no Ceparf; e no passeio ciclístico Rota das Capelas.

Cianorte é referência no mercado nacional de confecção do vestuário e, com a Expovest, maior feira atacadista de moda a pronta entrega do Brasil, é passagem obrigatória para lojistas e compradores que buscam ótimas oportunidades de negócios. São centenas de grifes e dois shoppings atacadistas, com peças de altíssima qualidade e preços acessíveis.

MUNICÍPIOS QUE PERTENCEM À REGIÃO

CIANORTE
CIDADE GAÚCHA
GUAPOREMA*
INDIANÓPOLIS*
JAPURÁ
JUSSARA
RONDON*
SÃO MANOEL DO PARANÁ
SÃO TOMÉ*
TAPEJARA
TUNEIRAS DO OESTE*

cinturaoverde

 

 

Águas do Arenito Caiuá

O som das águas transmite poesia e embala o coração de moradores e turistas. Banhada pelos rios Paraná e Paranapanema, a Região Noroeste tem na diversidade de fauna e flora atrativos para quem enxerga, na plenitude da vida, um verdadeiro espetáculo. Prainhas de água doce, cachoeiras, morros que permitem alçar voos de parapente, trilhas na área rural por onde é possível caminhar, correr e pedalar. Pesqueiros que colocam o visitante em contato com o meio ambiente e servem delícias de dar água na boca. As incontáveis atividades se apresentam nesse grande palco e fazem da região um importante polo turístico do Paraná. Venha conhecer e desfrutar de momentos inesquecíveis.

 

ALTO PARANÁ*
AMAPORÃ*
CRUZEIRO DO SUL*
GUAIRAÇÁ*
INAJÁ*
MIRADOR*
NOVA ALIANÇA DO IVAÍ*
PARAÍSO DO NORTE*
PARANAPOEMA*
PARANAVAÍ
SANTO ANTÔNIO DO CAIUÁ*
SÃO CARLOS DO IVAÍ*
SÃO JOÃO DO CAIUÁ*
TAMBOARA*
TERRA RICA

 

aguas_do_arenito_caiua

Encontro de Águas e Biomas

Localizado no Noroeste do Paraná, o Encontro das Águas e Biomas é um polo turístico de lazer, gastronomia, aventura e cultura.
O nome tem origem devido ao encontro dos rios Paranapanema e rio Ivaí com o rio Paraná, além da diversidade de seu ecossistema, marcada pela união dos biomas Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado. Aventurar-se pela região é descobrir paisagens únicas no Pantanal Paranaense, nas praias de água doce, nos mergulhos em águas cristalinas, nos passeios de barco, na pesca ou mesmo contemplar um belíssimo pôr do sol. Misturando sustentabilidade e a cultura local, a região oferece uma série de atividades ligadas à natureza.

DIAMANTE DO NORTE
ITAÚNA DO SUL*
LOANDA*
MARILENA*
NOVA LONDRINA
PLANALTINA DO PARANÁ*
PORTO RICO
QUERÊNCIA DO NORTE
SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO
SANTA ISABEL DO IVAÍ*
SANTA MÔNICA*
SÃO PEDRO DO PARANÁ

encontro_das_aguas_e_biomas

Caminho das Águas

Com natureza exuberante, o Caminho das Águas é um dos destinos mais atraentes do Paraná e parada certa aos amantes do ecoturismo. Os rios Paraná, Piquiri, Ivaí e Goioerê banham a região por aproximadamente 420 km, resultando em belas praias de água doce, cachoeiras e piscinas naturais. Esse misto de povo acolhedor e contemplação da natureza com a simplicidade, charme, aromas e sabores, faz do Caminho das Águas uma viagem espetacular e inesquecível. 

 

ALTO PARAÍSO*
ALTO PIQUIRI
ALTÔNIA
BRASILÂNDIA DO SUL*
CAFEZAL DO SUL*
CRUZEIRO DO OESTE
DOURADINA*
ESPERANÇA NOVA
FRANCISCO ALVES
ICARAÍMA
IPORÃ
IVATÉ
MARIA HELENA*
MARILUZ*
NOVA OLÍMPIA*
PEROBAL*
PÉROLA*
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO
TAPIRA*
UMUARAMA
XAMBRÊ

 

caminho_das_aguas

 

Encanto dos Ipês

Capitaneada por Maringá, considerada a melhor cidade para ser viver no Brasil, a região Encantos dos Ipês se destaca pela riqueza histórica, pela beleza das floradas da árvore símbolo, pelo povo acolhedor e pela privilegiada localização geográfica. O conjunto de 31 municípios oferece uma paisagem, onde convivem, de forma sustentável, o progresso socioeconômico e a preservação e conservação da natureza. Ao transitar por este cenário, o turista encontra espaço para contemplar igrejas, santuários, e templos famosos pela grandiosidade e requinte da arquitetura; para praticar esportes; para fazer negócios; para provar um amplo cardápio gastronômico e degustar as mais expressivas cervejas artesanais premiadas do País; além de opções de lazer e para as famílias que desejam estar em contato direto com as raízes, a tradição, e os sabores do campo. A região é fértil, empreendedora, inovadora e inclusiva. Aberta ao público, durante o ano inteiro.

ÂNGULO*
ASTORGA
ATALAIA
COLORADO
DOUTOR CAMARGO*
FLORAÍ*
FLORESTA
FLÓRIDA
IGUARAÇU
ITAGUAJÉ
ITAMBÉ*
IVATUBA*
JARDIM OLINDA
LOBATO*
MANDAGUAÇU*
MANDAGUARI
MARIALVA
MARINGÁ
MUNHOZ DE MELO
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS*
NOVA ESPERANÇA
OURIZONA*
PAIÇANDU
PARANACITY
PRESIDENTE CASTELO BRANCO*
SANTA FÉ*
SANTA INÊS
SANTO INÁCIO
SÃO JORGE DO IVAÍ*
SARANDI
UNIFLOR*

Encanto dos Ipês