TURISMO HISTÓRICO

 

MON

 

 

Dos ameríndios paranaenses, destacam-se a grande família tupi-guarani, com suas inúmeras tribos. Dos jê, fazem parte os kaingangue e os xokléng (botocudo). Os tupis possuíam uma cerâmica bastante desenvolvida, fabricavam cestas de fibras e taquaras, e teciam o algodão. De origem tupi-guarani e jê, são ainda inúmeras palavras usadas até hoje: Paranapanema, Paranaguá, Iguaçu, Tibagi, Nhundiaquara, Marumbi, butiá, guri, vossoroca, canjica etc.

Os tupi-guarani, em sua grande maioria povoaram o quadrilátero fluvial formado pelos rios Paraná, Paranapanema, Tibagi e Iguaçu.

Em 1541, Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, tomou posse do rio Paraná, em nome do rei da Espanha, sendo que em 1557, Ontiveros a primeira povoação espanhola em território paranaense, foi transferida para próximo a foz do rio Piquiri, recebendo o nome de Ciudad Real del Guayrá, que junto com Vila Rica do Espírito Santo, formava a província de Vera ou Guayrá. A tentativa espanhola de escravizar os índios provocou levantes e a pacificação foi confiada aos padres jesuítas, que adotaram o sistema de reduções.

Os primeiros núcleos indígenas fundados pelos jesuítas foram os de Nossa Senhora de Loreto e Santo Inácio Mini, chegando ao todo em treze reduções.

Vila Rica do Espírito Santo, na margem do rio no Ivaí com o Corumbataí, fundada pelo capitão Ruy Dias Melgarejo, passou a ser a base das operações espanholas em terras guairenhas. Deste lugar os "encomenderos" espanhóis percorriam a região aprisionando índios guaranis, que mandavam como escravos aos ervais, levando com isto, a atritos com os jesuítas catequizadores.

Em 1632, Vila Rica do Espírito Santo foi sitiada, incendiada e destruída pelo bandeirante Antonio Raposo Tavares.

Os vestígios e registros desta parte da pré e da proto história paranaense, encontram-se em sítios arqueológicos. Os sambaquis são mostras de como vivia o primitivo habitante do litoral. Segundo datações destas jazidas arqueológicas a presença do homem pré-histórico em solo paranaense data de 1.500 a 8.000 anos.
Outros vestígios dos indígenas paranaenses, mais precisamente os que habitavam o planalto, são as "pinturas rupestres". Representações artísticas registradas na superfície das paredes rochosas calcárias ou areníticas, cujas ocorrências, localizam-se nos municípios de Piraí do Sul, Ponta Grossa, Castro, Tibagi e Sengés, na Escarpa Devoniana. São desenhos de figuras geométricas como quadrados, losangos, círculos, além de animais como cervídeos, porcos do mato, capivaras, graxains, cobras, aves e peixes.

Embora ainda não existam datações absolutas dessas manifestações artísticas, é de supor que tenham idade muito anterior ao povoamento da América, pelos europeus.
Há possibilidade de visitas orientadas a estes locais, que se encontram em fazendas e unidades de conservação.

As memórias de outros ciclos históricos do Paraná, acham-se ainda expostos em museus, memoriais, parques históricos, ou são tombados como reminiscências vivas de outros séculos.


Algumas Cidades Históricas

Antonina
Morretes
Paranaguá
Castro
Lapa
Tibagi

 
O atendimento pode estar suspenso ou com horário de reduzido devido as orientações de prevenções COVID-19 e normas sanitárias vigentes.

Museus


Museu do Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo - Fênix
Inaugurado em 1990, dentro do parque que guarda vestígios da antiga "Villa Rica Del Spiritu Santo" uma antiga vila espanhola fundada em 1580 pelo capitão Ruy Dias Melgarejo e destruída em 1632 pelos bandeirantes portugueses.
Do museu faz parte variado acervo da antiga vila, como cachimbos, pratos, tigelas, vasos, lâminas de machado e uma urna funerária, que testemunha um pouco da vida dos índios e dos espanhóis na região.
Tel: (44) 3272-1352
Horário: de terça-feira a sexta-feira das 08h30 às 17h
sábados e domingos das 13h às 17h


Museu Paranaense
Rua: Kellers, 289 - São Francisco – Curitiba
Telefax: (41) 3304-3300
Home-page: www.pr.gov.br/museupr
E-mail: museupr@pr.gov.br
Horário: de terça-feira à sexta-feira das 9h30 às 17h30
sábado, domingo e feriado das 11h às 15h


Museu Regional do Iguaçu
Usina Governador Ney Aminthas de Barros Braga - Reserva do Iguaçu
Telefax: (42) 3675-1200
Home-page: www.copel.com
E-mail: museu.iguacu@copel.com
Horário: terça-feira à domingo das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30


Parque Histórico do Mate – Museu do Mate
BR 277 - km 17 - Rondinha - Campo Largo
Informações: Museu Paranaense
Tel: (41) 3304-3300
Home-page: www.pr.gov.br/museupr
E-mail: museupr@pr.gov.br
Horário: terça-feira a sexta das 9h30 às 17h30
sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h00


Museu Sete Quedas
Av. Sete de Setembro, 22 – Guaíra
Tel: (44) 3642-4372
E-mail: museusetequedas@guaira.pr.gov.br
Horário: terça-feira a sábado das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
domingos das 14h00 às 17h00


Museu Histórico de Witmarsum
Colônia de Witmarsum – Palmeira
Tel: (42) 3254-1453
E-mail: acmpw@witmarsum.coop.br
Horário: segunda-feira à sexta-feira da 7h30 às 11h30
outros dias mediante a agendamento.


Museu Histórico de Palmeira
Praça Raul Brás de Oliveira
Tel: (42) 3909-5003
E-mail: culturapalmeira@bol.com.br
Horário: de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h30 das 13h às 17h
sábado das 14h às 17h


Caminhos Históricos da Serra
Tel: (41) 3671-8850
E-mail: turismo@p-quatrobarras.pr.gov.br
Home-page: www.quatrobarras.pr.gov.br