O Conselho Paranaense do Turismo (CEPATUR) reuniu seus conselheiros nesta quarta-feira (3), na sede da Fecomércio, em Curitiba, para discutir ações estratégicas para o setor e apresentar a nova identidade visual do órgão. O encontro foi conduzido pelo secretário de Estado do Turismo e presidente do Conselho, Leonaldo Paranhos, e contou com a participação de dezenas de representantes de entidades ligadas ao turismo paranaense.
A mesa de abertura contou com o anfitrião Giovanni Bagatini, assessor da presidência da Fecomércio PR, Darci Piana, e vice-presidente do Conselho, a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da Secretaria, Tatiana Nasser, e a secretária executiva do CEPATUR e coordenadora de Gestão e Sustentabilidade do Turismo, Anna Vargas.
Durante o evento, Leonaldo Paranhos ressaltou a relevância do turismo para os municípios do Paraná e os investimentos realizados pelo Estado. “O turismo ainda precisa ser compreendido como prioridade. Temos promovido debates com prefeitos, gestores e vereadores para mostrar que o turismo já representa a terceira fonte de arrecadação. É gratificante ver a participação ativa de mais de oitenta prefeitos nas solenidades dos territórios implantados, discutindo e fortalecendo os eventos do Paraná”, afirmou.
• Novo território turístico reúne 24 municípios e valoriza atrativos da região de Campo Mourão
PAUTAS - Entre os temas discutidos estiveram a nova gestão do Conselho, o Programa Turismo na Escola, a prestação de contas sobre os Territórios Turísticos, a apresentação da nova identidade visual do CEPATUR e os resultados das oficinas de mapeamento do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru.
Também foram apresentados os avanços do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, os critérios atualizados para o Mapa do Turismo e as ações das Instâncias de Governança Regional (IGRs) Rotas do Pinhão e Sul do Paraná.
Um dos destaques do encontro foi a votação da nova identidade visual do Conselho. Desenvolvida pela residente técnica e designer Ana Paula Breda, a proposta vencedora tem como símbolo central a araucária, árvore nativa do Paraná, representando biodiversidade, preservação ambiental e a corresponsabilidade coletiva.
Segundo Anna Vargas, o processo reforçou o caráter participativo do colegiado. “As propostas foram construídas a partir de consulta pública aos conselheiros. Tivemos 45 representantes votando e elegemos a marca que vai representar o Conselho nos próximos anos. Foi um processo coletivo, engajador e que fortalece o CEPATUR como espaço de diálogo e construção conjunta”, destacou.
CEPATUR - Criado pela Lei Estadual nº 5.948, de 27 de maio de 1969, o Conselho Paranaense de Turismo passou por diversas alterações ao longo dos anos. O Decreto nº 7.042, de 12 de agosto de 2024, regulamentou a Secretaria de Estado do Turismo (SETU) e consolidou o Conselho como órgão colegiado de decisão. A composição atual foi definida pelo Decreto nº 9.853, de 7 de maio de 2025, garantindo representação ampla e participativa para fortalecer o turismo no Paraná.