Os apaixonados por unir natureza, saúde e turismo podem preparar as garrafinhas de água e os tênis de caminhada, pois as Caminhadas na Natureza, uma das atividades oferecidas pelo Governo do Estado, já têm data marcada para começar.
A Caminhada do Lageado será a primeira de 2025 e vai se realizar neste domingo (26), em Rio Negro, no Sul do Paraná. O percurso já tem mais de 250 inscritos, sendo a maior parte do Paraná, mas também de algumas cidades do Rio Grande do Sul. Eles vão sair do Rancho Richter para percorrer 12 quilômetros apreciando as lindas e diversas paisagens que a natureza paranaense pode oferecer.
A assistente executiva de Rio Negro, Sabrina Rogaleski nunca participou de nenhum circuito das Caminhadas na Natureza. Vai estrear na Caminhada do Lageado e afirma estar ansiosa pelo evento. “Eu gostei muito da divulgação, me pareceu bem divertido e interessante. Eu quase nunca vou para o interior e vou adorar conhecer e levar minha mãe, que foi quem me indicou” disse.
A concentração inicia às 7h30, com largada às 8 horas e previsão de término às 13 horas. A inscrição é gratuita e pode ser feita online ou na hora do evento, caso ainda haja vagas.
Para os que quiserem, o Rancho Richter está oferecendo alimentação, com pagamento antecipado, sendo R$ 65 o café da manhã e almoço, e R$ 50 somente o almoço.
CAMINHADAS NA NATUREZA – As Caminhadas na Natureza existem desde 2007 como uma política pública da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Além de valorizar a cultura local, o turismo rural se solidifica como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade.
Andreia Alves Martins participou de um grupo de caminhadas há quase três anos e afirma que conheceu as Caminhadas na Natureza pelas redes sociais. “Confesso que as caminhadas do Paraná ganham o meu coração. São especiais por causa dos lugares que a gente passa. Mato, natureza, praticamente 90% é no meio do mato”, disse.
A caminhante também elogiou a organização do evento. “E sem falar no capricho de tudo, na organização do pessoal que nos recebe e da equipe que organiza as caminhadas no Paraná. Eles são excelentes nisso. É muito bem organizado, com banheiros químicos e água”.
Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná, comenta que o Estado é um dos mais buscados quando se trata do segmento de ecoturismo e natureza.
“As Caminhadas da Natureza fazem parte de uma iniciativa muito interessante, porque acabam, também, atraindo turistas e pessoas de fora do Paraná, atraídas pela atividade e pelas paisagens naturais de nosso estado. Isso converge com o potencial que o Paraná tem no turismo sustentável, ecoturismo e atividades relacionadas ao meio ambiente, potenciais já identificados pelo Governo do Estado”, disse.
“Quem faz a caminhada, acaba entrando em contato com mais destinos e, sobretudo, serviços do nosso Turismo. Os participantes conhecem propriedades rurais, se hospedam em hotéis, compram artesanatos dos municípios e frequentam estabelecimento da região. Todas essas questões movimentam a cadeia produtiva do setor, gerando emprego, renda e melhor qualidade de vida “, completou o secretário.
De maneira geral, todas as caminhadas possuem pontos de parada, banheiros disponíveis, café da manhã com confraternização dos participantes, carros de apoio e possibilidade de almoço em algum dos pontos de parada. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e as Prefeituras ajudam a organizar os roteiros e promover os circuitos, o que ajuda a potencializar a economia de pequenas propriedades das cidades.
OUTROS EVENTOS – Já estão confirmadas e com inscrições abertas em 2025 outros dois percursos das Caminhadas na Natureza, o Circuito dos Faxinais-Espigão das Antas, em Mandirituba, e o Circuito Lageado II, em Piên.
O Circuito dos Faxinais-Espigão das Antas acontece em 16 de fevereiro e sai da Capela de Espigão das Antas, com partidas às 7h30, 8 horas e 8h30. São 12 quilômetros de caminhada. Para participar basta fazer a inscrição online ou no dia do evento com 1 quilo de alimento não perecível.
O Circuito Lageado II sai da Capela São Sebastião no dia 2 de março para um percurso de 10 quilômetros. Com partidas às 8 horas e 9 horas, as inscrições são gratuitas e também podem ser online ou presenciais, no dia do evento.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!