Com grande público e apoio inédito do turismo, teve início o Festival de Curitiba

Com plateia lotada no Teatro Positivo, o grande público reuniu profissionais do ramo da cultura, secretários de Estado, vereadores, celebridades e demais autoridades.
Publicação
25/03/2025 - 11:46
Editoria

Com apoio inédito do Viaje Paraná - órgão de promoção comercial do setor no Estado, o Festival de Curitiba teve início na noite desta segunda-feira (24). Em sua 33ª edição, o evento cultural consolidado deve atrair os holofotes de toda a cena cultural brasileira ao longo de sua extensa programação, que segue até o dia 6 de abril, atraindo turistas e movimentando a cena cultural curitibana.

Com plateia lotada no Teatro Positivo, o grande público reuniu profissionais do ramo da cultura, secretários de Estado, vereadores, celebridades e demais autoridades. A abertura ficou a cargo das atrizes Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Júlia Lemmertz e Paulo Betti, que apresentaram a peça Os Mambembes, uma adaptação do texto original de Alvarez de Azevedo, de 1904.

Quem conduziu a cerimônia do 33° Festival de Curitiba foi Milton Cunha, cenógrafo famoso por narrar e acompanhar os desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Entrevistado sobre a relevância turística e cultural do festival, Milton afirmou que é "divino" ver a movimentação de Curitiba entorno do evento, graças a sua magnitude, que rompe a barreira do teatro.

"Que bom que o turismo percebe que a cultura é movimentação de mercado de trabalho, atraindo atividades e empregando muita gente. A roda da economia criativa em um festival desse é enorme, porque ela gera notícia boa, que atrai turistas ao longo do ano. Turismo e cultura andam lado a lado, pois são dois vetores de atração e movimentação do espaço. Então quando você vê uma cidade que tem 70 espaços para cultura, performance, teatro e cultura, você percebe que todo mundo tem que estar de olho em um evento deste", afirmou o carnavalesco.

Com expectativa de atrair mais de 200 mil pessoas, esta edição do festival vai promover cerca de 350 espetáculos, em 70 espaços da Capital e Região Metropolitana, com apresentações teatrais premiadas e aclamadas pelo público, assim como estreias nacionais de dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e experiências gastronômicas.

Para a edição estão confirmados grandes artistas como Débora Falabella, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Paulo Betti, Reynaldo Gianecchini, Julia Lemmertz, Gregório Duvivier, Deborah Evelyn, Heloísa Périssé, Marcelo Serrado, Rodrigo Pandolfo, Tainá Müller, Nena Inoue, Rosana Stavis, César Mello, Flávio Bauraqui, Grace Passô e Jessica Teixeira, entre outros. Confira a programação completa clicando AQUI.

PROMOÇÃO – Na 33ª edição do Festival de Curitiba, o Viaje Paraná conta com espaços de promoção e divulgação do turismo estadual, um deles localizado no Teatro Guaíra, parte do circuito principal, enquanto outros dois espaços estarão disponíveis em eventos paralelos que fazem parte da programação do festival. O estande estará presente no Risorama – evento em formato de comedy club com os maiores nomes do humor do País – e no Gastronomix, que une música instrumental, artes cênicas e gastronomia.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, explica que o festival é responsável por movimentar a grande cadeia produtiva do turismo, gerando empregos e atraindo atenção à Curitiba o longo da programação.

“O Festival de Curitiba é um evento consolidado, que movimenta a economia dos municípios e acaba atraindo muitas pessoas de fora, que chegam para acompanhar a programação, ou ainda, para trabalhar no evento. O público também ajuda a levar a imagem do Paraná para outros locais. É por isso que o Viaje Paraná estará em peso nas ações de promoção do evento, porque este certamente é um atrativo que muitas agências de viagens, de todo o Brasil, podem incluir em meio aos seus produtos”, disse.

O órgão também consta na revista oficial do evento, que compila as principais informações e a programação completa. Em uma página exclusiva dedicada ao turismo do Paraná, os leitores e participantes do festival são convidados a conhecer os arredores de Curitiba, apostando em atrativos inesquecíveis, como o trem que desce a Serra do Mar, o Parque Histórico de Carambeí (Campos Gerais) e demais opções.

MOVIMENTAÇÃO – Além dos visitantes e plateia de fora, o evento traz também muitos profissionais e técnicos nacionais e internacionais, que chegam à Capital para trabalhar nos espetáculos da Capital e Região Metropolitana. O movimento impacta o turismo paranaense, uma vez que os profissionais entram em contato com os serviços ligado ao setor.

Conforme a direção do Festival, mais de 1,8 mil artistas, técnicos e profissionais da cultura devem participar do evento – direta e indiretamente – no período. Outro detalhe é que cerca de 600 desses profissionais são de fora da Capital, com diárias e passagens subsidiadas pelo Festival, para atuação em diversas frentes da ampla programação cultural.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS