Com participação de 13 escolas de Rio Negro, projeto Turismo na Escola chega à RMC

Professores e pedagogos de 13 escolas municipais de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, começam na próxima sexta-feira (5) uma capacitação para atuarem no projeto Turismo na Escola. Os docentes vão aprender sobre relevância do turismo para a economia local e, depois, trabalharão em atividades com mais de 430 alunos do ensino fundamental.
03/04/2024 - 17:31

Professores e pedagogos de 13 escolas municipais de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, começam na próxima sexta-feira (5) uma capacitação para atuarem no projeto Turismo na Escola, da Secretaria do Turismo do Paraná. A qualificação é a primeira etapa do desenvolvimento do projeto. Este foi o primeiro Termo de Cooperação do ano.

Os docentes vão aprender sobre relevância do turismo para a economia local e, depois, trabalharão em atividades práticas com mais de 430 alunos do ensino fundamental. Os temas desenvolvidos em sala de aula estarão ligados ao ecoturismo, turismo cultural, turismo religioso, turismo náutico, turismo de aventura, turismo rural, turismo de negócios e eventos, turismo de esportes, pertencimento, gastronomia, e patrimônio histórico e cultural.

O Turismo na Escola incentiva a prática de atividades turísticas e desenvolve a cultura de lazer entre crianças e jovens. O projeto é desenvolvido em parceria com os municípios e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs). No ano passado, 1.370 alunos de oito escolas municipais da região turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado) foram impactados com o desenvolvimento de 30 projetos dentro dessa temática.

O secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, destaca que o principal foco é que os próprios moradores conheçam o potencial turístico da sua região, o que passa pelo olhar dos mais jovens. “O Paraná tem muita cultura, mas pouca cultura turística, e por isso estamos buscando esse aprimoramento nos estudantes. A nossa ideia é começar a formação turística nos jovens para colher bons frutos no futuro”, disse.

INSTITUIÇÕES – As escolas envolvidas no projeto na Região Rotas do Pinhão são municipais e rurais municipais. São elas: Ana Zornig, Professor Celso Catalan, Duque de Caxias, João Braz de Oliveira, João da Silva Machado, Prefeito Mathias Augusto Bohn, Nossa Senhora Aparecida, Olavo Bilac, Vereador Ricardo Nentwig, Professor Venceslau Muniz, Eraldo Germano Plautz, José de Lima, e Paulino Valério.