Em 12 meses, Turismo do Paraná teve o quinto maior aumento do Brasil

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o turismo do Paraná teve o quinto maior aumento do Brasil em 12 meses, com alta de 6,3% no período entre setembro de 2023 e agosto de 2024. O turismo paranaense cresceu mais do que o dobro da variação nacional no período, que foi de 2,5%.
Publicação
11/10/2024 - 17:37
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (11) a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), onde estão concentrados dados referentes ao setor de serviços paranaenses, que engloba também as atividades turísticas. A pesquisa mostra que o turismo do Paraná teve o quinto maior aumento do Brasil em 12 meses, com alta de 6,3% no período entre setembro de 2023 e agosto de 2024.
Com esta variação, o Paraná só ficou atrás de Minas Gerais (10,2%), Bahia (7,8%), Santa Catarina (7,6%) e Rio de Janeiro (7,5%). O índice paranaense foi superior aos registrados por Pará (6,3%), Pernambuco (2,6%), São Paulo (1,8%) e Goiás (-1,9%), por exemplo. O turismo paranaense cresceu mais do que o dobro da variação nacional no período, que foi de 2,5%.
Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o aumento é reflexo de uma série de fatores, entre eles, a atuação do Governo do Estado e do empresariado na cadeia produtiva do setor.

“Estamos com muitas ações que destacam e dão voz para o empreendedor ligado a essa área, porque o turismo acontece, sobretudo, na iniciativa privada”, disse. 
“A atual gestão tem uma visão muito importante sobre o turismo, porque entende a relevância que esse segmento tem na vida das pessoas, gerando renda, criando empregos e proporcionando uma melhor qualidade de vida”, completou.

ACUMULADO – Se considerado apenas o crescimento neste ano, no acumulado entre janeiro e agosto de 2024, o aumento do turismo paranaense foi de 5,4%, mais do que o triplo da variação de 1,5% registrada pela média brasileira.
Em relação à receita dos estabelecimentos que prestam serviços turísticos, a pesquisa mostra que o Paraná teve alta de 11,8% no acumulado em 12 meses, com o sexto maior crescimento do Brasil.

SETOR DE SERVIÇOS – Com um crescimento de 5,7% entre setembro de 2023 e agosto de 2024, o Paraná é o estado que registrou o maior crescimento no setor de serviços em todo o Brasil no acumulado em 12 meses, de acordo com a pesquisa do instituto.
O aumento paranaense no período ficou empatado com a alta registrada pelo Tocantins e foi quase o triplo do crescimento médio do Brasil no período, que foi de 1,9%. Santa Catarina (5%), Espírito Santo (5%), Piauí (4,6%), Sergipe (4,3%), Minas Gerais (3,5%) e São Paulo (1,6%) também tiveram variações menores do que a do Paraná.
Com este crescimento, a receita nominal dos serviços no Paraná aumentou 10,1% no período, o que representa a terceira maior alta do País, atrás apenas de Tocantins (13,1%) e Espírito Santo (10,4%). Na média nacional, a receita dos serviços em 12 meses aumentou 6,7%.
A atividade de serviços do Paraná ainda teve um desempenho melhor que a nacional no crescimento acumulado entre janeiro e agosto deste ano, quando o Estado registrou alta de 3,7% frente ao aumento nacional de 2,7%.

Todos os segmentos de serviços registraram um forte crescimento no período acumulado em 12 meses no Paraná. A maior alta foi registrada pelo segmento classificado pelo IBGE como outros serviços, que aumentou 8,2% entre setembro de 2023 e agosto de 2024. Esta segmentação engloba os serviços imobiliários, as atividades auxiliares aos serviços financeiros, as atividades de gestão de resíduos, esgoto, descontaminação, entre outros.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS