Em feiras agropecuárias, Setu busca parcerias para fomentar o turismo rural no interior do Estado

Procurar alternativas e parcerias que possam fomentar o turismo rural e aumentar o número de visitantes no interior do Paraná, especialmente no entorno de regiões produtoras, e durante todo o ano. Com esse objetivo, a Secretaria do Turismo (Setu-PR) esteve essa semana em duas das maiores feiras agropecuárias do Estado: a 51ª Expo Paranavaí e a 48ª Expo Umuarama.
10/03/2023 - 16:41

Apenas estes dois eventos geram uma movimentação de aproximadamente R$ 120 milhões em negócios, além de atrair quase 500 mil visitantes para os dois municípios, aquecendo o turismo e setores correlatos – como hotelaria, gastronomia e transporte, dentre outros. “São eventos que mostram a força do agro e o potencial turístico do setor. Mas queremos ir para além do circuito de feiras, criar roteiros que atraiam a população das cidades para experimentar o contato com o campo, a natureza, os produtos artesanais, gerando renda e aumentando a lucratividade especialmente para pequenas propriedades e pequenos produtores. Enquanto a feira atrai pela grandiosidade do evento, de seus shows e rodeios, esses circuitos rurais visam promover sentimentos e oferecer uma experiência memorável para o turista por meio de vivências sustentáveis, distintas das que existem no meio urbano”, explica o secretário do Turismo, Marcio Nunes.

E, realmente, o turismo rural tem sido uma tendência no Brasil desde o advento da pandemia – quando as pessoas procuraram locais mais próximos e ao ar livre para quebrar a rotina do isolamento social.

“Enquanto a pandemia perdeu força, o turismo rural ganhou. É o chamado ‘staycation’, ou “turismo de escapada”, para fugir da opressão e do ritmo acelerado das grandes cidades – onde vive atualmente 80% da população brasileira”, comenta o diretor de Competitividade, Marketing, Qualificação e Inovação Turística da Setu, Fabio Skraba.

Visando a melhoria no atendimento a essa demanda crescente, a diretoria da Setu-PR aproveitou os eventos dessa semana para uma agenda de reuniões com empresários do setor turístico, prefeitos, vereadores e entidades rurais.

“Assumimos a secretaria há poucos dias junto com a nova diretoria, mas estamos procurando dar celeridade na preparação e na execução dos programas. No caso do turismo rural, queremos aproximar as grandes associações do agro do trade turístico”, diz Nunes.

Para o secretário, o modelo a ser adotado nesse segmento vem do outro lado do Atlântico: “A Europa é o berço do turismo rural, pois o campo tem um apelo muito grande sobre a sociedade urbanizada e preocupada com o meio ambiente”, comenta. “Ao viajar pelo interior da Itália, França, Portugal, Espanha, é possível perceber o impacto da integração entre a cultura, a gastronomia, o turismo e a agropecuária na promoção das economias locais. Isso viabiliza uma imensa gama de novos negócios, emprego e renda, além da preservação das tradições, dos costumes locais e da paisagem rural”, finaliza Nunes.

instagram           Facebook