Gestores municipais, técnicos e chefes de núcleo participaram nesta terça-feira (13) de uma qualificação sobre as regiões turísticas do estado. No encontro, que teve o Norte Pioneiro e o Litoral do Paraná como temática, foram apresentados os produtos, potenciais e as atividades ligadas ao turismo que têm sido desenvolvidas nas regiões, promovendo uma troca de experiências entre os diversos agentes que compõe a regionalização do setor no Paraná.
A reunião online é parte do projeto “Qualifica Setu”, da Secretaria estadual do Turismo, que promove todos os meses conferências abordando diferentes temas, uma forma de organizar e qualificar o trabalho desenvolvido ao redor do estado. Essa é a segunda edição onde as regiões turísticas paranaenses são o tema central do encontro, a primeira ocorreu no mês de junho, quando representantes de Vale do Ivaí e Riquezas do Oeste foram convidados.
Para apresentar e debater os potenciais e o que tem sido desenvolvido ao redor do Paraná, foram convidados representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), responsáveis por atuar no fomento do turismo nos municípios que integram às organizações.
“Iniciativas como essa, que dão espaço para as regionais e instâncias apresentarem o seu trabalho e os seus carros-chefes na questão do turismo, são fundamentais para sustentar e alavancar cada vez mais o setor no estado”, disse Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná. “Quando nos aproximamos da iniciativa privada, o estado só tem a ganhar, porque o turismo é uma união de fatores e agentes, que fazem o setor funcionar”, completou.
No contexto do Norte Pioneiro, foram citadas iniciativas e empreendimentos relacionados ao turismo de aventura e natureza, a exemplo da Estância Pedra do índio, localizada em Ribeirão Claro, às margens da represa de Chavantes. Outro destino turístico abordado pelo representante da IGR foi a Rota do Rosário, que percorre 12 municípios.
Já os representantes do litoral apresentaram a gastronomia e seus recortes culturais, como os caiçaras (moradores que nasceram no litoral e tiram seus sustentos das tradições culturais locais). Segundo o coordenador de Qualificação do Turismo da secretaria, Anderson Muniz Cannizella, o objetivo principal do encontro é dar às regiões o espaço necessário para que apresentem seus potenciais locais e tenham contato com iniciativas de outras partes do estado.
“Temos convidado as regiões para apresentarem os seus produtos turísticos consolidados e os que ainda precisam ser desenvolvidos, a partir daí muitas coisas interessantes surgem. Descobrimos, por exemplo, que já existem trabalhos voltados ao turismo dentro de colégios e áreas da educação nessas regiões. Esses encontros servem para que os bons exemplos sejam compartilhados, incentivando e gerando novas ideias”, disse.
É possível conhecer mais sobre os atrativos de cada região no site do Viaje Paraná, na aba “Destinos”.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Segundo Mara Mello, presidente da ATUNORPI, instância responsável pelo Norte Pioneiro paranaense, a relação com o Governo do Estado é parte essencial no crescimento do turismo da região. “Tudo isso é conjunto, ao unirmos a IGR com as esferas públicas que representam o turismo, temos a oportunidade de alavancar a região e dar mais credibilidade aos nossos empreendimentos e serviços”, disse.
Já o diretor-executivo da ADETUR Litoral, José Reis de Freitas, comenta que encontros como este mostram como o turismo precisa ser composto de uma grande equipe, unindo o público, o privado, a população e demais instituições. “Mostramos aos nossos afiliados que eles precisam ter maturidade, para que saibam em que ponto a instância e a secretaria podem ajudar os empreendedores a fazerem do turismo uma fonte renda e subsistência”, comentou.
QUALIFICA SETU – Ao todo, já foram realizados sete encontros do “Qualifica Setu” ao longo deste ano. Além das edições voltadas às IGRs e regiões paranaenses, já foram abordados temas com os funcionários como: sinalização turística; compilação de dados pela secretaria; aspectos de diferentes segmentos do turismo estadual; entre outros tópicos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!