Ilha do Mel será primeira ilha inclusiva para pessoas autistas do Brasil

Nesta semana foi realizado o treinamento dos empreendimentos inscritos nas localidades de Encantadas e Brasília. Título será entregue em 2 de abril
Publicação
09/03/2023 - 10:53
Editoria

O Paraná terá a primeira ilha turística do Brasil inclusiva para pessoas autistas – a Ilha do Mel, um dos principais pontos de visitação do estado. O projeto social é uma iniciativa da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) e conta com apoio do Governo do Paraná, por meio das Secretarias do Turismo (Setu) e do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), além da Prefeitura de Paranaguá. 

A iniciativa tem o objetivo de preencher uma lacuna existente no mercado, com a adaptação da oferta turística para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em viagem – e isso se dará por meio de capacitação e treinamento dos empreendimentos turísticos locais. 

O projeto é dividido em duas fases. Na primeira, em andamento, está sendo realizada a capacitação dos empreendimentos turísticos da Ilha – proprietários e funcionários de pousadas, restaurantes, mercados, barqueiros etc. Nesta terça e quarta-feira (7 e 8/3), foi realizado o treinamento nas localidades de Encantadas e Brasília. E, durante todo o mês, será prestada uma consultoria individualizada para as empresas participantes – até agora, já são mais de 70 estabelecimentos inscritos. Toda a capacitação técnica está sendo feita pelas ONGs ICO Project e Onda-Autismo, co-realizadoras do projeto. 

A ideia surgiu da tese de mestrado da turismóloga Dayanny Feitosa e foi encampada pela Abitur, que escolheu a Ilha do Mel para fazer um piloto. “Os empresários e trabalhadores da Ilha se mostraram muito interessados e participativos nesses dois dias de treinamento, o que demonstra que a aplicação na prática deverá ser um sucesso”, disse o presidente da Abitur, Rafael Guttierres Junior. “De acordo com levantamentos realizados por publicações especializadas, o aumento da demanda pode chegar a 60% após a divulgação de um destino turístico adaptado para receber pessoas com TEA”, prosseguiu – lembrando que os comerciantes da ilha já têm percebido uma presença cada vez maior deste público.

“É um case que colocará o Paraná mais uma vez na vanguarda, agora na questão da acessibilidade em locais turísticos para as pessoas com autismo”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes. “Além disso, o Paraná também mostrará ao Brasil que se importa e contribui com as questões sociais e com práticas inclusivas, além de dar ainda mais visibilidade para um de nossos destinos mais bonitos”, completou. 
 
“Precisamos pensar globalmente, em todas as pessoas, deixar a era de exclusão para trás. Ações como essa mostram que, com atitudes simples, conseguimos incluir todos para que tenham momentos de lazer, descanso e que possam sempre voltar. Estudos comprovam que as famílias que tenham pessoas com espectro autista retornam muitas vezes ao local quando ele é adaptado, ou seja, a demanda da ilha pode aumentar consideravelmente com a implantação deste projeto”, ressaltou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. 

De acordo com o cronograma, em 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, haverá o evento oficial de entrega do título de 1ª Ilha Turística Adaptada ao Autista no Brasil – e do selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista” aos estabelecimentos credenciados.  Em maio de 2023 começa a segunda fase, de acompanhamento e suporte, que vai até abril de 2024.

CADASTUR – Como ação de apoio ao projeto, a SETU promoveu esta semana uma ação de adesão dos comerciantes ao Cadastur – programa do Ministério do Turismo que cadastra as pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Servidores da Secretaria orientaram os empreendimentos turísticos sobre a regularização e seus benefícios e fizeram o pré-cadastro daqueles que ainda não o tem.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   instagram           Facebook 

 

GALERIA DE IMAGENS