Oficinas da Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam às regiões de Reserva e Paranaguá

97 municípios fazem parte do Programa. Agora, as regiões estão recebendo as oficinas presenciais, onde ocorrem palestras com arqueólogos e historiados. Depois, há as oficinas práticas em que os participantes têm acesso a mapas das regiões com informações sobre reservas indígenas, pontos turísticos, e ligações com os outras cidades.
Publicação
28/07/2025 - 14:01
Editoria

As oficinas do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam nesta semana a mais duas regiões, que somam 15 municípios, entre 29 e 31 de julho. Na semana anterior, três regiões receberam as reuniões, englobando representantes de 31 cidades. Servidores das Secretarias de Estado do Turismo e do Planejamento, junto com os do Serviço Social Paraná Projetos e consultores da Fadec-UEM, visitarão todas as regiões incluídas no projeto até 13 de agosto.

Os Caminhos do Peabiru são uma rota histórica de mais de 3 mil anos que atravessa o Paraná e vai até o Peru, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Somente no território paranaense a rota tem um percurso de cerca de 2 mil quilômetros, passando por diversos sítios arqueológicos. O caminho era utilizado para fins de comércio e comunicação por povos indígenas como os Guarani, Kaingang e Xetá e, posteriormente, foi usado pelos incas e por exploradores europeus e jesuítas.

Ao todo, 97 municípios fazem parte do Programa Caminhos do Peabiru. Para melhor organização, estes foram divididos por regiões. Agora, elas estão recebendo as oficinas presenciais, onde ocorrem palestras com arqueólogos e historiados.

Após as palestras, há as oficinas práticas em que os participantes têm acesso a mapas das regiões com informações sobre reservas indígenas, pontos turísticos, pontos de parada e ligações com os outros municípios.

“As oficinas presenciais do Programa Rota Turística aproximam os municípios do Governo do Estado. Esta é mais uma iniciativa do governo Ratinho Junior que traz a escuta a população paranaense, incentivando o desenvolvimento local, a geração de renda, o incentivo à cultura e a educação por meio da Secretaria do Planejamento”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia. “A realização desse projeto valoriza muito a história da nossa terra", completou.

“As oficinas vão reforçar a conexão entre Estado e essas comunidades locais. Cada capacitação é um passo em direção ao fortalecimento do turismo sustentável e a participação ativa da população é essencial para o sucesso deste programa. Temos certeza de que juntos podemos transformar nossas riquezas culturais em potenciais turísticos, construindo um Paraná mais forte e unido”, falou o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.

“Os Caminhos do Peabiru contam um pouco da nossa ancestralidade. Este é um momento muito importante para resgatarmos o que ficou perdido por muitos anos”, disse a indígena kaingang Nira Kame, de Guarapuava.

A região de Paranaguá contempla as cidades de Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá. A de Reserva abarca Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva.

Na semana passada, o programa passou pela região de Peabiru, com representantes dos municípios de Araruna, Tuneiras do Oeste, Quinta do Sol, Fênix, Barbosa Ferraz, Farol, Campo Mourão, Iretama, Corumbataí do Sul, Luiziana e Peabiru; de Turvo, incluindo os municípios de Pitanga, Nova Tebas, Manoel Ribas, Boa Ventura de São Roque, Cândido de Abreu, Roncador, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal e Turvo.

Outra região que também foi sede das oficinas foi Juranda, nos municípios de Ubiratã, Altamira do Paraná, Boa Esperança, Mamborê, Nova Cantu, Campina da Lagoa, Goioerê, Janiópolis e Juranda.

Confira abaixo as próximas datas e as localidades:

29/07/2025 - Reserva

Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva

31/07/2025 - Paranaguá

Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá

04/08/2025 - Foz do Iguaçu

Céu Azul, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e Foz do Iguaçu

05/08/2025 - Realeza

Capanema, Planalto, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Realeza

06/08/2025 - Cascavel

Campo Bonito, Boa Vista da Aparecida, Iguatu, Braganey, Corbélia e Cascavel

08/08/2025 - Palotina

Altônia, Francisco Alves, Nova Santa Rosa, Maripá, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Guaíra, Terra Roxa e Palotina

12/08/2025 - Lapa

Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro

13/08/2025 - Curitiba

Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Piraquara, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Curitiba

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS