Paraná reforça posição no turismo internacional com rota direta para o Chile e ações de promoção no exterior

Conectividade aérea e campanhas de divulgação impulsionam o Estado como destino na América Latina.
Publicação
30/06/2025 - 11:13
Editoria

O Paraná consolida sua posição no turismo internacional latino-americano ao integrar campanhas de divulgação e ampliar a conectividade aérea. A iniciativa coordenada pela Embratur e LATAM, que promove destinos brasileiros no metrô de Santiago, reforça a presença do Brasil no imaginário do público chileno. Curitiba, com voo direto para a capital chilena, integra essa ação.

A Embratur informa que a campanha personalizou vagões da linha do metrô de Santiago com imagens de destinos nacionais. A ação promove a diversidade de experiências e facilita o acesso a informações sobre voos e ofertas turísticas. O objetivo é ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros, estimular o desenvolvimento regional e fortalecer a imagem dos destinos brasileiros, incluindo o Paraná.

No contexto da conectividade aérea, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, registrou um crescimento significativo de voos internacionais em 2024, patamar que se consolidou em 2025, conforme análise detalhada disponível em nosso relatório. A conexão direta com Santiago, operada pela LATAM, insere Curitiba em um circuito para o turismo de lazer e negócios.

Essa maior conectividade não apenas facilita o acesso à capital paranaense, mas também serve como porta de entrada para outras regiões do Estado, como as Cataratas do Iguaçu, um dos principais atrativos turísticos do País, aproximando o Paraná do mercado chileno e de outros países da América do Sul.

De janeiro a maio de 2025, o Brasil recebeu mais de 3,4 milhões de visitantes sul-americanos, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2024. O Chile, segundo maior emissor de turistas para o Brasil no ano, intensificou a procura por destinos que oferecem experiências, infraestrutura e conectividade. A conexão direta com Santiago posiciona o Paraná para atrair visitantes interessados em natureza, cultura e eventos corporativos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, destaca a importância dessas ações e do crescimento dos voos diretos para o fortalecimento da economia local, geração de empregos e posicionamento do Paraná como destino no cenário internacional, com a expectativa de ampliar ainda mais a presença do estado em mercados internacionais.

"O fortalecimento da malha aérea internacional, exemplificado pelo voo direto para Santiago, é estratégico para o Paraná. Assim como investimos em infraestrutura que abre portas, a exemplo do novo aeroporto de Cascavel, que se tornou referência, estamos comprometidos em ampliar a visibilidade do nosso Estado e atrair um número crescente de visitantes, impulsionando a economia e gerando oportunidades." – Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS