Resolução incentiva empresas do turismo a criarem protocolos de segurança para mulheres

O Governo do Estado deu o pontapé inicial nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, no projeto Mulheres Viajantes + Seguras. Código de conduta vai ajudar o trade do turismo a criar protocolos para atendimento e proteção das mulheres.
Publicação
08/03/2024 - 18:52
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado deu o pontapé inicial nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, no projeto Mulheres Viajantes + Seguras. A ação é uma parceria entre as secretarias do Turismo e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O lançamento foi na Expoturismo Paraná, em Curitiba.

As pastas estaduais publicaram uma  Resolução Conjunta nº 01/2024  que institui um código de conduta para o trade do turismo (bares, restaurantes, agências de turismo, parques temáticos, hotéis, locadora de veículos, centros de convenção, por exemplo) e um selo de reconhecimento aos ambientes comprometidos em fazer com que a mulher turista se sinta segura em sua jornada.

A ideia é que os estabelecimentos adotem as normas gerais desse código e implementem processos internos que permitam a qualquer pessoa relatar de forma discreta situações de violência de gênero, com destaque para o assédio sexual. Ele também orienta a criação de um protocolo específico de atendimento à vítima pelos estabelecimentos. Como o trade tem empresas de diferentes portes, os protocolos de acolhimentos podem ser personalizados por cada uma delas.

Para dar início formal ao projeto, será realizada uma série de capacitações promovidas pela Secretaria do Turismo em parceria com o Sebrae. Dessa maneira, a empresa que tiver interesse em formalizar seu comprometimento poderá fazer por meio de inscrição e assinatura de termo de adesão ao projeto. 

A diretora-geral da Secretaria do Turismo, Camila Aragão, destacou que, para que o projeto tenha êxito, é necessário que todos os envolvidos participem ativamente da proposta. “Essa é uma política pública que precisa de todos, não apenas das mulheres. Isso pode colocar o Paraná em um outro patamar do turismo”, afirmou.

Para a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria do Turismo, Ana Vargas, o Paraná tem a meta de sensibilizar o trade e outros estados brasileiros a desenvolverem políticas públicas para as mulheres viajantes. “Isso serve tanto para a mulher que viaja para um destino urbano quanto a que deseja fazer uma trilha e, para isso, precisamos de todos os empresários, toda a cadeira produtiva do turismo. Vamos rodar o Estado vendendo esse sonho”, destacou.

Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, muitas mulheres ainda deixam de viajar por insegurança, especialmente se está sozinha ou com seus dependentes. “Por isso a iniciativa é oportuna. Ela vai ao encontro de outras iniciativas que o Paraná já vem desenvolvendo para as mulheres. Seguras, elas passam a consumir mais serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, disse.

 ______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS