A primeira reunião extraordinária do Conselho Paranaense do Turismo (CEPATUR) reuniu seus representantes na tarde desta quarta-feira (23) na sede da Fecomércio, em Curitiba. Na pauta, a Secretaria apresentou os principais avanços do setor e ouviu os conselheiros sobre novas demandas. O CEPATUR é um órgão colegiado de caráter deliberativo com a finalidade de formulação, avaliação, coordenação e direção da Política Estadual de Turismo.
A reunião foi pautada com assuntos que englobam o Programa Caminhos do Peabiru, a inserção de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, a oferta de cursos do Senac e do Ministério do Turismo voltados ao setor, e legislações como a elaboração do novo regimento interno do Cepatur e do Plano Paraná Turístico 2027-2050.
O avanço do Programa Caminhos do Peabiru foi apresentado aos membros, que ajudaram com ideias para o desenvolvimento de criação da trilha. Executado em seis etapas pela Secretaria do Turismo e Paraná Projetos, vinculado à Secretaria do Planejamento, o programa está na fase de capacitação dos municípios para a elaboração de mapa; pesquisa cientifica nas áreas antropológica, sociológica, histórica e geográfica; e consulta pública junto à comunidade local.
O secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, afirma que a aproximação com membros do Cepatur é fundamental para desenvolver a política de Estado do governador, que é a consolidação do turismo regional. “Isso é inteligente e necessário. O turismo das cidades muda a realidade das pessoas, então precisamos de fato dessa consolidação. Nós sempre tivemos boas referências no Paraná através de Curitiba e de Foz do Iguaçu, mas também temos uma grande riqueza em outros municípios”, disse.
Outro assunto debatido durante a reunião foi a inserção dos municípios paranaenses no Mapa do Turismo Brasileiro, que hoje conta com 160 cidades cadastradas. A intenção é que cada representante regional do Conselho incentive as gestões municipais a inserirem suas cidades no Mapa, que é um instrumento imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e, assim, estar apto à captação de recursos do Governo Federal.
LEGISLAÇÃO – Para a garantia da lei que rege sobre o turismo paranaense, os conselheiros tiveram acesso às informações a respeito da elaboração de um novo regimento interno do Cepatur e do plano Paraná Turístico 2027-2050. Ambos estão em fase de criação de Comissão formada pelos representantes do Conselho para dar andamento nos trabalhos.
"Desde a criação do Viaje Paraná como empresa que atua na divulgação de destinos paranaenses, o Estado tem apresentado aumentos significativos na atração de turistas e vendas de serviços no setor. Trabalhar com o CEPATUR e seus conselheiros é muito importante para fortalecer ainda mais essa política", destacou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
CAPACITAÇÃO – O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) apresentou os programas de qualificação no turismo para o ano de 2025 e os números do projeto Turismo em Foco de 2024, projeto que foi realizado em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo, em que 4.488 pessoas foram qualificadas em cursos presenciais e à distância (EAD) nas mais diversas áreas, como gastronomia, hospedagem e um curso inovador no Paraná que é o de condutor de turismo de aventura.
Para o ano de 2025, são ofertadas 523 vagas de cursos somente para o Estado do Paraná, sendo 50 delas na capital do Estado. Os cursos podem ser consultados nas páginas do Ministério do Turismo e do Senac.
Links: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/qualificacao/parcerias
https://www.senac.br/capacitacao/senac-e-governo-federal-oferecem-cursos-gratuitos/
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!