Smart City, Festa do Peão e Páscoa movimentam turismo no final de março no Paraná

Março ainda terá Feira Internacional de Destinos Inteligentes em Curitiba, Paixão de Cristo – Mãe do Céu, em Arapongas, Adora Antonina, no Litoral, e Expovest Outono/Inverno, em Cianorte.
13/03/2024 - 14:47

Duas importantes feiras com foco em destinos turísticos inteligentes integram o calendário de eventos da segunda quinzena do mês de março no Paraná. Ambas serão realizadas em Curitiba, com apoio do Governo do Estado. O mês tem também tradicional festa popular no Interior do Estado e evento relacionado à Semana Santa.

Com participantes de outros países, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) tem início neste domingo (17) e a expectativa é reunir mais de mil pessoas em três dias, até a próxima terça-feira (19). A edição deste ano da FIDI marca o retorno do evento no formato presencial. A última edição foi realizada de forma virtual, em 2020, em plena pandemia da Covid-19.

Os participantes da FIDI 2024 terão a oportunidade de vivenciar 10 circuitos temáticos, definidos para percorrer a cidade e realizar diversas atividades. Haverá visitas nos seguintes espaços: Memorial de Curitiba, Teatro Memorial de Curitiba, Casa Hoffman, Biblioteca Pública do Paraná, Teatro Universitário, Cine Passeio Luz, Cine Passeio Ritz, Cursos Sala de Cinema Passeio, Cinema Passeio Valêncio Xavier, Associação Comercial do Paraná, Cinema Passeio e Terraço Passeio e Palácio da Liberdade.

Em seguida, já no dia 20 (quarta-feira), começa o Smart City, maior evento de cidades inteligentes do Brasil, com a expectativa de reunir mais de 15 mil pessoas. Esta será a 5ª edição, com o tema “Reinventando cidades para todos”. O tema estimula o debate e reflexão sobre o reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

O evento acontece de 20 a 22 de março no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, reunindo representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil. Em 2023 o potencial de negócios gerados a partir da feira foi de R$ 150 milhões.

INTERIOR E LITORAL – O calendário turístico de março ainda tem festas tradicionais que alavancam o setor no Interior. O Paraná é palco da Festa do Peão de Boiadeiro na cidade de Colorado, no Noroeste, entre os dias 15 e 24 de março. Considerada a Capital do Rodeio no Paraná, a cidade de sedia anualmente o maior Rodeio do Sul e um dos cinco mais importantes do calendário nacional. Ela envolve as modalidades Montaria em Cutiano (cavalos), Montaria em Touros e prova dos Três Tambores.

No turismo religioso, Arapongas, na região Norte, reunirá fiéis para o evento Paixão de Cristo – Mãe do Céu, (dia 24), que reúne milhares de pessoas para o espetáculo de teatro da cidade. No Litoral, nos dias 23 e 24, o Adora Antonina reúne fiéis da Assembleia de Deus para um grande festival de música e adoração.

No segmento de negócios outro pilar do mês será a Expovest Outono/Inverno em Cianorte, no Noroeste, entre os dias 24 e 29 de março. É a maior feira atacadista de moda de pronta entrega do Sul, com desfile das tendências da estação.

CONVENÇÃO – Entre os dias 17 e 21 de março, os destinos turísticos do Paraná serão apresentados na Convenção Schultz 2024, em Maceió (Alagoas). O encontro reúne operadores de viagem espalhados por todo o Brasil, que atuam com diversos segmentos do setor.