Turismo se aproxima dos níveis pré-pandemia no Paraná, aponta levantamento da Setu

Publicação
27/03/2023 - 10:15
Editoria

O segundo Boletim de Dados Turísticos de 2023 da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) traz um levantamento com o número de visitantes nos principais atrativos turísticos do estado nos últimos quatro anos. Em 2022, de acordo com o documento, houve um crescimento exponencial no volume de turistas, no comparativo a 2021. E, de maneira geral, os números já se aproximam dos níveis registrados no pré-pandemia, em 2019.
 
No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu foi novamente o principal atrativo do Paraná, com 1.434.308 visitantes. O número é 118% maior do que o registrado em 2021 (655 mil), mas ainda abaixo dos patamares pré-pandemia (em 2019, foram dois milhões de visitantes).

Criado em 1939 e situado em Foz do Iguaçu, o Parque é um Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Com área de quase 200 mil hectares, é a maior reserva remanescente de Mata Atlântica da região e tem como principal atração turística as Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2011 como uma das Sete Maravilhas da Natureza. O Parque também protege riquíssima biodiversidade da fauna e flora brasileiras, algumas delas ameaçadas de extinção como a onça-pintada e o jacaré de papo amarelo.

Em 2022, o parque foi novamente concedido à iniciativa privada por mais 30 anos. De acordo com o estudo de potencial realizado pela União para o processo de licitação, a estimativa é de atingir um patamar de 4 milhões de visitantes até o final da concessão – mais que o dobro do atual. 

“Esta foi a maior concessão de um parque da história do Brasil. A disputa acirrada demonstra a grandeza e o potencial turístico do Paraná, que atrai ano a ano grandes investimentos no setor. Precisamos aproveitar todo esse interesse internacional em Foz para estender a permanência dos turistas no estado e estimulá-los a conhecer também outras regiões”, avalia o secretário Marcio Nunes. 

O segundo atrativo com maior número de visitantes em 2022 também é de Foz: o Parque das Aves registrou a presença de 693.833 pessoas em 2022 – um crescimento de 98% em relação a 2021.

Em seguida, aparece a Linha Turismo de Curitiba, com 656.554 passageiros em 2022. Além do crescimento de 140% em relação a 2021, o número é também superior aos níveis pré-pandemia (em 2919, foram 557 mil passageiros). 

“Foz é nosso principal destino de turistas estrangeiros, enquanto Curitiba atrai mais visitantes do interior do Paraná e de estados vizinhos. Esse turismo interno reagiu mais rápido ao fim da pandemia. As pessoas optaram por viagens mais curtas, muitas vezes deslocando-se no próprio veículo. Somente agora o turismo internacional está voltando à normalidade ”,  analisa o secretário. 

Na sequência, no ranking de 2022, aparecem Itaipu Binacional (418.819 turistas), Marco das Três Fronteiras (421.559), Museu Oscar Niemeyer (358.970), Torre Panorâmica de Curitiba (82.912) e Parque estadual Vila Velha (71.137). 

ESTATÍSTICAS - A nova Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) está publicando uma série de levantamentos temáticos que vão ajudar na criação e orientação de políticas públicas para o setor no Paraná. “São documentos elaborados com base nas estatísticas já existentes e monitoradas nos últimos anos. Agora, nosso objetivo é consolidar e ampliar esses estudos para as próximas edições, além de incorporar novos levantamentos. A análise de dados atualizados e séries históricas é fundamental para a implantação de políticas públicas no setor, com segurança e celeridade”, explica o Diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Setu-PR, Marcelo Martini.

>>> CLIQUE AQUI para baixar o estudo completo.

>>> CONFIRA TAMBÉM o boletim “Turismo Receptivo no Litoral do Paraná”  https://www.turismo.pr.gov.br/Noticia/Pesquisa-da-Setu-traca-um-raio-x-do-turismo-no-litoral-paranaense 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   instagram           Facebook 

 

GALERIA DE IMAGENS