Destinos voltados ao turismo de negócios são apresentados no Panamá

Publicação
13/06/2024 - 11:12
Editoria

O potencial do turismo de negócios do Paraná foi apresentado nesta quarta-feira (12) durante o Visit Brasil, evento promovido pela Embratur e pela Fiexpo Latin America no Panamá. Até esta quinta-feira (13), em um estande com a prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo do Paraná também apresenta aos participantes da feira o seu potencial com o objetivo de captar eventos para o Estado nos próximos anos.

Trata-se do segmento M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), o segmento do turismo de negócios responsável por 3,8% do PIB brasileiro, de acordo com dados da ABRAPE (Associação Brasileira de Promotores de Eventos). O Paraná é um dos destinos para o turismo de negócios apresentado na feira, ao lado dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Ceará.

A feira reúne fornecedores e compradores internacionais do turismo de negócios e eventos, com foco na América Latina, atraindo participantes do mundo inteiro. A meta da edição deste ano é superar os resultados obtidos em 2023, quando o evento teve a participação de 1.024 Hosted Buyers, 516 expositores e 80 destinos, realizando mais de 11 mil reuniões de negócios, o que resultou em um impacto direto de US$ 787 milhões em negócios.

“É uma feira que atrai pessoas de diversos cantos do mundo e nossa intenção é mostrar o que temos de infraestrutura no Paraná para receber esses eventos voltados ao turismo de negócios”, destacou o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

Os grandes polos de eventos corporativos e convenções paranaenses estão em Curitiba e Foz do Iguaçu, por possuírem uma grande infraestrutura de transporte e rede hoteleira. Mas também abrigam eventos do segmento M.I.C.E. as cidades de Maringá, Londrina e Cascavel.

Apenas o Show Rural em Cascavel, por exemplo, recebeu mais de 391 mil visitantes neste ano de 2024 e gerou negócios na casa dos R$ 6,1 bilhões em negócios. “Os eventos corporativos e as convenções, assim como as grandes feiras de exposição agropecuária, fazem parte deste segmento e atraem turistas de dentro e fora do Estado, e até mesmo de outros países”, lembrou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

M.I.C.E. - Para além do impacto econômico, grandes eventos, como feiras técnicas e espetáculos musicais, também fomentam a cultura e a inovação. De forma geral, dentro do termo “meetings” estão os eventos corporativos e as convenções de empresas; em “incentives”, estão as viagens oferecidas por empresas aos seus funcionários a título de prêmio, estímulo e incentivo a equipes internas, podendo também ser usadas com fornecedores, distribuidores e clientes.

Já em “conferences” estão os congressos e seminários; por fim, em “exhibitions” estão as feiras e shows. O Turismo de Negócios & Eventos possibilita a articulação e a integração institucional de diferentes instâncias políticas, tecnológicas, econômicas e acadêmicas, posicionando o turismo como setor estratégico alavancador do desenvolvimento da sociedade e da economia do Paraná, gerador de oportunidades, emprego e renda. 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS